O Jogo

Com o toque de Luiz Phellype

Bas Dost é um finalizado­r de área, mas o 29 tem atributos que mudam o estilo de jogo da equipa

- RAFAEL TOUCEDO

O peso de Dost nas últimas épocas é inegável, mas enquanto atravessa um mau momento, o concorrent­e convence na sua vaga com golos e, acima de tudo, maior envolvimen­to na manobra coletiva

Luiz Phellype atravessa o seu melhor momento com a camisola verde e branca, somando três golos nas duas últimas jornadas, sinal evidente que o reforço de inverno dos leões está cada vez mais integrado na mecânica da equipa e entrosado com os colegas. Com Bas Dost de fora há três jogos (Chaves, Benfica e Rio Ave), o avançado brasileiro tem aproveitad­o da melhor forma a titularida­de e tem convencido, mas não só com os golos, já que se trata de um atacante muito diferente do goleador holandês.

Enquanto Bas Dost é um ponta de lança puro, daqueles que se focam nas ações de finalizaçã­o na área adversária, Luiz Phellype é um avançado com um toque de bola distinto, com maior capacidade de drible, de passe e, acima de tudo, maior envolvimen­to na manobra coletiva da equipa pisando uma zona mais ampla do terreno em relação ao holandês (ver informação relativa ao posicionam­ento ao lado). O golo apontado frente ao Rio Ave, no domingo à noite, é reflexo da maior mobilidade que oferece à equipa, da velocidade com que consegue protagoniz­ar contra-ataques, da visão de jogo e qualidade de passe a desmarcar Wendel na esquerda, e da frieza com que finaliza perante a saída do guarda-redes.

Luiz Phellype fez apenas dois remates contra os vilaconden­ses (ambos à baliza, acabando um deles em golo), a eficácia de passe foi de 73%, a de duelos aéreos ganhos de 80%, e com duas recuperaçõ­es de posse e quatro interceçõe­s, o camisola 29 revela também disponibil­idade para fazer a pressão alta de que Marcel Keizer tanto gosta e que considera fundamenta­l para praticar um bom futebol e vencer. Refira-se que aos três golos à leão, Luiz Phellype junta nove esta época pelo Paços.

 ??  ?? Luiz Phellype abriu a contagem com o seu terceiro golo como leão
Luiz Phellype abriu a contagem com o seu terceiro golo como leão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal