O Jogo

Onze-tipo iniciou sprint final com mais minutos

Sérgio Conceição tem todos os titulares com mais carga nas pernas do que em toda a época passada. Brahimi é a única exceção de uma equipa que mudou menos do que em 2017/18

- ANTÓNIO M. SOARES

Herrera e Corona são os jogadores de campo claramente mais utilizados do que na época passada. O médio já fez mais oito encontros do que em 2017/18 e o extremo mais nove

O FC Porto chega a esta fase da temporada mais desgastado do que na época passada e os minutos de utilização acumulados pela maior parte dos jogadores que alinharam em Vila do Conde comprovam-no. À exceção de Brahimi, todos os outros elementos surgem com mais tempo de jogo nas pernas [ver infografia]. E isso também ajuda a explicar alguma quebra nas últimas semanas. Sérgio Conceição vem repetindo várias vezes a ideia de não gerir o desgaste dos jogadores, argumentan­do que o momento competitiv­o que a equipa atravessav­a não o permitia. Mas a verdade é que Corona (mais 1268’) e Herrera (mais 736’) – só para citar os casos mais gritantes – chegam a esta fase com mais nove e oito jogos do que na época passada, respetivam­ente, e surgem entre os que mais baixaram a intensidad­e nos últimos jogos. N ocas ode Te calendário obrigou mesmo a que jogasse infiltrado em alguns jogos. Danilo (mais 699’) também soma mais nove jogos, mas neste caso será bom recordar que o médio esteve vários meses afastado na época passada por causa de uma rotura do tendão de Aquiles.

Quando ainda faltam disputar mais três jornadas e a final da Taça de Portugal, o FC Porto leva 53 jogos, mais um do que em toda a temporada passada. No entanto, o desgaste atinge os jogadores todos e até Alex Telles – mais utilizado do plantel, com 4452 minutos nas pernas – soma mais 430 minutos por esta altura.

Ainda na defesa, Felipe soma mais 506 minutos. Neste sector é bom lembrar que Militão chegou do São Paulo com ritmo competitiv­o e 3133’. Pepe também já jogou mais 178’ esta época do que em 2017/18. Na frente, nunca será de mais lembrar que ales ã ode Aboubakar reduziuas opções, mas também Ma rega e Soares acumulam mais 275 e 763 minutos, respetivam­ente.

 ??  ?? Alex Telles vai atingir a meia centena de jogos esta época na receção ao Aves
Alex Telles vai atingir a meia centena de jogos esta época na receção ao Aves

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal