O Jogo

Famalicão regressa à I Liga 25 anos depois

O Famalicão justificou a vitória sobre o V. Guimarães sobretudo pela maturidade e eficiência ofensiva, perante um adversário que ainda desenhou bons lances e conseguiu pregar alguns sustos

- LINO DEVESAS

O Famalicão venceu ontem o V. Guimarães B e garantiu o regresso à elite do futebol português – 25 anos depois. O triunfo foi justificad­o pela maior maturidade e eficácia dos famalicens­es perante um adversário incapaz de ir além das ameaças. Carlos Pinto, que contabiliz­a por vitórias os cinco jogos como treinador dos locais, superou o registo de quatro êxitos consecutiv­os obtido pelo seu antecessor, Sérgio Vieira. Já a derrota colocou os vitorianos à espera de um improvável milagre para evitar a despromoçã­o.

Empurrados por uma moldurahum­anaemambie­ntede festa e que lotou o estádio, os famalicens­es colocaram-se em vantagem na primeira vez que chegaram à área contrária, com Luís Rocha a finalizar, de cabeça, um canto de Feliz.

Mas a explosão de alegria acabou refreada três minutos depois, com Tapsoba, na sequência de um canto, a silenciar o estádio. Uma igualdade que logo Fabrício desfez, de penálti, a castigar mão de Tapsoba. Rincón, num ataque rápido, ainda assustou (25’), tal como Walterson, que atirou à barra (36’). E, sobre o intervalo, Fabrício voltou a surgir no jogo e, de cabeça, finalizou o cruzamento de Feliz.

Os forasteiro­s regressara­m mais afoitos do descanso e Reisinho, de cabeça, obrigou Defendi à defesa do jogo, com Aziz a recarregar ao poste. Carlos Pinto optou então por uma estratégia de maior expectativ­a e trocou o avançado Anderson pelo médio de cobertura Hocko. Aproveitar­am os homens de Alex Costa para jogar mais no meio campo contrário e gerar alguma intranquil­idade no adversário, que só não atingiu outra dimensão porque João Correia, solto na área, rematou à figura de Defendi (75’). Já em período de descontos, Ashley-Seal elevou a contagem para um “score” exagerado. A festa, essa prosseguiu ao final da tarde, após a vitória do Penafiel sobre o Estoril.

“Esperávamo­s um jogo difícil. O resultado não reflete as dificuldad­es”

Carlos Pinto

Treinador do Famalicão “Cometemos erros fatais. Falhámos na finalizaçã­o e o Famalicão foi eficaz”

Alex Costa

Treinador do V. Guimarães B

 ??  ?? Luís Rocha, do Famalicão, cabeceia para o primeiro golo da partida
Luís Rocha, do Famalicão, cabeceia para o primeiro golo da partida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal