O Jogo

Sporting campeão europeu

Bateu na final o Kairat Almaty (2-1)

- JOÃO MAIA

Solidaried­ade, garra, união e coragem: foram estes os ingredient­es que Nuno Dias garantia que o Sporting tinha levado até ao longínquo Cazaquistã­o e o leão teve isto e muito mais para finalmente vencer a Liga dos Campeões de futsal. A vitória em Almaty, frente ao Kairat, que era o organizado­r, teve tanto de sofrida quanto de justa. Os leões foram brilhantes coletivame­nte, conseguira­m ser mais perigosos e trazem para casa um troféu que tinha fugido nas três finais anteriores.

A primeira parte foi repartida e pouco espetacula­r. O Kairat estava bem organizado atrás e arriscava remates de tudo quanto era lado, mas os verdes e brancos encontrava­m-se tão ou mais coesos que o adversário. As melhores ocasiões apareceram nos minutos finais, primeiro por Cavinato, que, à boca da baliza, falhou o desvio a um remate de Erik, e depois por Taynan, mas Guitta estava no caminho do remate do brasileiro.

A segunda metade iniciouse com o Sporting praticamen­te a ganhar: Cardinal fez meio golo e, desta feita, Cavinato não falhou, empurrando o esférico para o 1-0. Era importantí­ssimoaequi­padeNuno Dias marcar primeiro e mais importante ainda manter essa vantagem, e os sportingui­stas souberam fazê-lo muito bem. Tão bem que Merlim (27’), que também é conhecido como o Mago, fez magia ao colocar a bola no ângulo superior direito: 2-0 e a taça cada vez mais perto. Os últimos dez minutos foram de intenso assédio cazaque à baliza de Guitta. Todavia, o Sporting tinha contratado o guarda-redes no início desta temporada para isto mesmo: chegar ao topo das competiçõe­s de clubes na Europa. Douglas Júnior (38’) assustou, mas a noite era portuguesa, era verde e branca e Guitta confirmou a 38 segundos do fim uma histórica vitória.

“Os heróis nunca partem favoritos e estes jogadores tornaram-se imortais na história do Sporting” Frederico Varandas Presidente do Sporting “Fomos felizes mas merecemos toda a felicidade”

Nuno Dias Treinador do Sporting

 ??  ??
 ??  ?? João Matos, capitão do Sporting, segura o troféu de campeão europeu
João Matos, capitão do Sporting, segura o troféu de campeão europeu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal