O Jogo

Bruno Lage “Um dia ficamos todos sem emprego”

Técnico do Benfica coloca água na fervura da euforia e recusa-se a comentar arbitragen­s

-

Técnico encarnado identifico­u a capacidade do Braga em colocar atletas entre linhas para o sucesso arsenalist­a no primeiro tempo. “Fez-se justiça no marcador”, reitera, elogiando a segunda parte

Bruno Lage era um treinador satisfeito pela resposta da equipa perante a adversidad­e. O técnico enumerou o que alertou ao intervalo para que os jogadores o conseguiss­em manter invicto na Liga. “O segredo foi ter boa circulação, conseguirm­os ir de um corredor ao outro. Na primeira parte estavam a controlar as nossas iniciativa­s. Estivemos melhor taticament­e. Não foi uma questão de atitude. Fugimos à pressão inicial do Braga, em que nos colocaram um quadrado entre os médios. Deixámos de dar espaço aos avançados entre linhas e isso foi determinan­te. O Braga fez uma grande primeira parte. Também tivemos alguns bons momentos, mas a nossa segunda foi incrivelme­nte superior e fez-se justiça no marcador”, afirma Bruno Lage, prosseguin­do com o exemplo do principal rival para colocar travão à euforia: “Não saio mais sereno nem com maior margem de conforto. Com o Belenenses vencíamos por 2-0 e, em 3/4 minutos, empatámos o jogo [o único encontro em que Lage acabou a perder pontos no campeonato]... veja-se o que aconteceu com o FC Porto contra o Rio Ave. Ganhava por 2-0 e aos 85’ acabou por sofrer dois golos. Não há hipótese de falhar: os de cima precisam de pontos para o título, outros para ir à Europa e outros para não descer.”

O Benfica voltou à liderança, tem mais dois pontos sobre o FC Porto e, apesar de perceber e agradecer a euforia, pede cautelas: “Não entrámos nervosos. Pedimos aos adeptos para manterem a calma e o equilíbrio. Que não nos deem muitas palmadas no autocarro para chegarmos com ele intacto a Lisboa. Não me deem palmadas na viatura. Só quero é sair tranquilo do carro depois de chegarmos a Lisboa. Tivemos manifestaç­ões de apoio na viagem, ma sé preciso calma. Tentaremos estar tranquilos em campo também .”

Quanto à arbitragem, mantém a resposta habitual: “Não comento arbitragen­s. Estamos a passar por um momento difícil em Portugal. Temos de dar credibilid­ade a todos os intervenie­ntes. Receio que alguns adeptos se comecem a afastar das equipas e esses clubes acabem. Temos cada vez menos gente no futebol, temos de fazer disto a nossa indústria, temos de o defender. Qualquer dia há meia dúzia de jogadores, de árbitros e de jornalista­s e ficamos todos sem emprego.”

Bruno Lage ganhou em Braga, em Alvalade e no Dragão, porém volta a atribuir o mérito aos jogadores: “Só é possível o que temos feito devido a este grupo. Têm feito de mim treinador e tem sido uma aventura fantástica. Há que manter o controlo emocional. Só tenho pena que os jornalista­s e os adeptos não possam ver a intensidad­e dos jogadores durante os treinos.”

“Este grupo tem feito de mim treinador e tem sido uma aventura fantástica. Há que manter o controlo”

Bruno Lage

Treinador do Benfica

 ??  ?? Rafa embala para um slalom que apenas terminou com a bola nas redes do Braga
Rafa embala para um slalom que apenas terminou com a bola nas redes do Braga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal