O Jogo

Abel Ferreira “Faltou coragem na segunda parte”

Treinador lamentou que uma primeira parte tão boa não tenha tido continuida­de

-

Muitos elogios ao Benfica, críticas à própria equipa, principalm­ente à forma como não soube estar na segunda parte, Abel Ferreira admitiu o óbvio: o terceiro lugar passou a estar “muito difícil”

Abel Ferreira optou por não se focar na arbitragem de Tiago Martins, mas apontou, na parte final do seu discurso, para as grandes penalidade­s assinalada­s a favor do Benfica na derrota do Braga por 4-1.

“Falei naquilo que achei determinan­teparaeste­jogo,que era o corpo e a mente estarem em harmonia. Era fundamenta­l. A grande força da nossa primeira parte foi ter bola. A única maneira de defender contra este tipo de equipas é ficar com bola. Fizemos uma primeira partemuito­boa,conseguimo­s pressionar, empurrar o adversário para trás através de circulação dinâmica. Marcámos um golo, podíamos ter feito mais.”

O problema foi a forma como o Braga entrou para a segunda parte. O treinador do Braga reconheceu o fracasso... “Na segunda parte devíamos ter tido mais bola, sabíamos que o nosso adversário nos ia empurrar. Conheço bem as suas dinâmicas. Quisemos continuar com o mesmo carácter, coragem e identidade. Nós treinamos, temos uma identidade muito forte, faltou exatamente isso, defender com bola. Quando se joga com uma equipa com a grandeza do nosso adversário isso é fatal”. E insistiu numa ideia: “Numa análise muito a frio, faltou-noscoragem­parasegura­r a bola. O nosso rival baixou linhas, passou a jogar em transição, com critério, e foi esse o segredo.” Abel teceu depois um rol de elogios ao Benfica: “O nosso adversário tem dois penáltis e coloca-se à frente do resultado, deixa os homens da frente prontinhos para sair e o terceiro golo mata a nossa vontade de ir atrás do resultado. A grande diferença teve a ver com a coragem para continuar a ter bola. Se repararmos, a astúcia, capacidade e maturidade de equipas que sabem controlar o jogo quando estão em vantagem é exatamente essa. O Benfica passou a jogar no nosso erro e conseguiu este resultado.”

Abel Ferreira concordou depois com a pergunta-resposta de um jornalista, que perguntou ao treinador se concorda que o Braga está um patamar à frente da maioria das equipas e um patamar abaixo dos três grandes. “Subscrevo a pergunta, porque é inteligent­e. E na pergunta está a resposta.”

Abel Ferreira não quis comentar ou dar opinião sobre os penáltis que resultaram nos dois primeiros golos do Benfica.”Não queria ir por aí. Com um resultado destes... vai cheirar a desculpa. Não gosto muito de falar disto, mas frente aos grandes foi o quinto penálti contra.”

Agora o terceiro lugar é uma miragem... “Ficou difícil, vamos lutar, continuare­mos a lutar mas fica difícil.” E não saiu da sala sem antes dizer do seu estado de espírito depois da derrota. “Sinto uma enorme frustração. Devíamos ter feito mais.”

“Não gosto muito de falar disto, mas em jogos com os grandes foi o quinto penálti contra esta época”

Abel Ferreira

Treinador do Braga

 ??  ?? Wilson Eduardo remata, mas Grimaldo opõe-se com a ajuda de Florentino
Wilson Eduardo remata, mas Grimaldo opõe-se com a ajuda de Florentino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal