O Jogo

SÓ SIMÃO DERRUBA GRIMALDO

UTILIZAÇÃO O defesa é o atleta de campo do Benfica com mais minutos na Liga e pode tornar-se no segundo melhor do milénio

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

E-Toupeira: julgamento de Paulo Gonçalves arranca a 25 de setembro

Em 2004/05, o extremo fez o pleno de utilização nas 34 jornadas. Precisa de apenas mais nove minutos de jogo para ultrapassa­r o registo conseguido em 2016/17 por Lindelof, que fez 2880 minutos

A época de 2018/19 ficará na memória de Grimaldo como a sua melhor, pelo menos até agora,enquantojo­gadorsénio­r. O espanhol cumpre a terceira temporadac­ompletaaos­erviço do Benfica e é, na I Liga, o jogador dos encarnados com mais minutos em campo (2872), num registo que já pulverizou a esmagadora maioria dos atletas de campo das águias mais utilizados no presente milénio. Ainda com 180 minutos que pode disputar (com Rio Ave e Santa Clara), aponta à possibilid­ade de ser o segundo jogador do Benfica com mais tempo de utilização na I Liga neste milénio, apenas não podendo superar o registo de Simão em 2004/05: 3060 minutos.

O rendimento de Grimaldo até ao momento no campeonato é digno de registo. O lateral espanhol esteve em todas as 32 partidas que o Benfica teve pela frente e apenas não é um dos totalistas da I Liga porque, na 5.ª jornada, com o Aves, saiu aos 82 minutos. Desta análise, que apenas considera jogadores de campo e exclui guarda-redes, sobressai que Grimaldo só precisa de disputar mais nove minutosdec­ompetiçãop­arasuperar Lindelof (2880’ em 2016/17), numa ultrapassa­gem que também abrangerá Maxi Pereira (2874’ em 2014/15). Podendo ficar com um máximo de 3052 minutos na edição de 2018/19 do campeonato, Grimaldo apenas não pode aspirar a bater Simão, na tal época de 2004/05 onde o extremo fez o pleno nas 34 jornadas.

Na presente temporada, e em comparação com os colegas dos rivais mais diretos (FC Porto, Sporting e Braga), o defesa espanhol ganha a toda a concorrênc­ia, pois os mais utilizados são Bruno Fernandes (2764’) e Alex Telles (2753’). À sua frente nos jogadores de campo ficam, no entanto, os totalistas Briseño (Feirense) e Joãozinho (Tondela).

Figura determinan­te na estratégia tanto de Rui Vitória como do seu sucessor, Bruno Lage, Grimaldo tem sido um dos pilares, com André Almeida e Rúben Dias, da defesa encarnada. Numa análise mais alargada a todas as provas, o campeão da Europa sub-19 por Es

panha (em 2012) participou em 52 jogos do Benfica, um registo apenas suplantado pelos companheir­os Rúben Dias e Pizzi, ambos já com 53 presenças. A afirmação do lateral canhoto ex-Barcelona é assim notória, dado que na primeira época completa na Luz jogara 21 vezes e, na segunda, 37.

A influência do lateral esta época não se restringe aos aspetos defensivos. O defesa, também um especialis­ta em bolas paradas, já fez o gosto ao pé sete vezes, quatro delas na liga portuguesa e as restantes nas provas europeias. O mais importante, porque resolveu o jogo, foi frente ao AEK, na Luz (1-0), apontado aos 88’. Grimaldo também se tem destacado a servi rosco legas, somando cinco assistênci­as.

Golos: naquela que já é a sua melhor época, o defesa apontou sete golos

Jogos: o espanhol participou em 53 das 58 partidas que o Benfica disputou até agora

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal