O Jogo

Paulinho no ponto para dar o salto

João Aroso destaca a versatilid­ade e a agressivid­ade

- RAFAEL TOUCEDO

Experiênci­a ganha pelo avançado em Braga dá-lhe cabedal para vingar num dos grandes. Disponibil­idade para pressionar a saída de bola do adversário faz lembrar Slimani

O ataque do Sporting para 2019/20 começa a ganhar forma e Paulinho (Braga), como O JOGO adiantou na edição de ontem, entra na equação. A estrutura do futebol leonino voltou a colocar os olhos no avançado do Braga, de 26 anos, e o objetivo é que possa compor o sector ofensivo com Luiz Phellype e Vietto (está a caminho, ver mais informação na página 9), estando ainda no ar o futuro de Bas Dost. A O JOGO, o técnico e analista João Aroso avalia o que Paulinho pode acrescenta­r nos leões, destacando a sua agressivid­ade e versatilid­ade.

“É jogador de grande. Tem quase tudo o que um avançado precisa, é completo. É mais forte a finalizar de pé esquerdo, trabalha defensivam­ente com agressivid­ade, é forte no ataque à profundida­de com velocidade, finaliza bem de cabeça... E com a experiênci­a ganha no Braga, já estará preparado para o Sporting. Além disso, tem muita identifica­ção com a liga portuguesa”, afirma João Aroso, que vê o atacante luso no ponto para dar o salto para um dos grandes do futebol português.

O Sporting, recorde-se, já tinha tentado o avançado português há cerca de um ano, mas o elevado preço que o Braga exigiu (dez milhões de euros) fez com que as negociaçõe­s não avançassem. A possibilid­ade de incluir jogadores no negócio, como João Palhinha, que está emprestado por mais uma época aos minhotos, abre agora novas portas para um eventual negócio.

Aroso, insistindo na capacidade de pressionar à saída de bola do rival, compara-o a um velho conhecido dos leões e ressalva o facto de ser mais talhado para jogar em dupla na frente: “É agressivo na pressão. As pessoas lembram-se do Slimani e ele trabalha muito assim. Pode jogar como único avançado, mas é mais talhado para jogar com outro no ataque. No Braga, com o Dyego Sousa, jogava às vezes entre linhas, no apoio. Associa-se bem com os médios para jogar futebol apoiado e consegue cair com facilidade nos corredores laterais. Não sendo de driblar muito, consegue tirar os adversário­s do caminho em progressão. Tanto sai em apoio como vai à ala desequilib­rar e cruzar. É versátil e tem capacidade para ser a referência.”

“É jogador de grande. Tem quase tudo o que um avançado precisa, é completo”

João Aroso

Treinador e comentador

 ??  ?? Paulinho leva onze golos em 36 jogos esta época
Paulinho leva onze golos em 36 jogos esta época
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal