O Jogo

CA aposta nos melhores

Jogos decisivos terão árbitros mais categoriza­dos

- CARLOS PEREIRA SANTOS

Os encontros em que nada há para decidir serão dirigidos por juízes menos categoriza­dos, que assim terão uma oportunida­de de se mostrarem na I Liga. Medida vale também para a última jornada

Hoje, vão ser conhecidos os árbitros para a penúltima jornada, que encerra jogos de carácter decisivo, como é o caso do Rio Ave-Benfica e do Nacional-FC Porto. O Conselho de Arbitragem (CA) não vai facilitar e serão nomeados para este jogos os árbitros mais consagrado­s da primeira categoria.Sporting-TondelaeCh­aves-V. Setúbal são outros dois jogos onde essa situação se vai verificar, já que está em causa a permanênci­a (e até o Sporting ainda é candidato ao segundo lugar).

Esta ideia do CA vale também para a última jornada: os jogos onde há situações por definir terão os árbitros mais categoriza­dos, mas aqueles encontros em que não está nada em causa, apenas três pontos a mais ou a menos, serão dirigidos por árbitros de primeira categoria, mas que raramente são chamados para dirigirem jogos de I Liga, ficando assim com uma possibilid­ade de se mostrarem também e ganharem traquejo ao mais alto nível.

A arbitragem tem sido alvo de diversos ataques, o último veio de Setúbal, com o presidente do clube a atacar violentame­nte Fábio Veríssimo, por causa de decisões tomadas no encontro com o Boavista, que ditou a permanênci­a dos axadrezado­s. Vítor Hugo Valente já foi alvo de um processo disciplina­r que corre no CD.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal