O Jogo

JOVANE QUER SAIR E CUSTA 15 M€

Não conta para Keizer, mas tem ingleses e alemães à perna

- BRUNO FERNANDES

À pérola da Academia foram-lhe prometidos minutos na próxima época, mas de dois países da Europa chegam sondagens que lhe garantem ainda maior regularida­de. Ouvirá todas as propostas

A saída de Jovane no mercado de transferên­cias que abre em julho próximo é, apurou O JOGO, uma forte possibilid­ade. Apesar de o Sporting ter prometido ao extremo, com 20 anos, mais minutos do que aqueles que fez em 2018/19 (1355’ ), o jovem futebolist­a sabe que existe na Europa quem há muito o tenha na mira e que lhe possa garantir ainda maior regularida­de, contratand­o-o em definitivo.

Ao que foi possível perceber, da Alemanha e de Inglaterra chegaram já as primeiras sondagens por Jovane, não só junto dos representa­ntes do jogador, mas também da SAD: talvez por isso os verdes e brancos já tenham fixado, inclusive, um valor para tratarem de uma eventual transferên­cia do futebolist­a, neste caso 15 milhões de euros.

Depois de um arranque de temporada em grande, com José Peseiroao comando, Jovan e foi perdendo gás. Prova disso é o facto de 20 dos 31 jogos que realizou de leão ao peito em 2018/19 terem sido em 2018 – a partir de janeiro só apareceu 11 vezes, duas delas nos sub-23. O contexto de menor utilização aguçou o interesse de alguns clubes, que ali viram uma oportunida­de para contratar um futebolist­a com caracterís­ticas incomuns e de uma escola que ofereceu, entre outros extremos, Ronaldo e Figo ao futebol mundial. Também o próprio atleta percebe que em 2019/20 não será escolha consensual de Marcel Keizer em todos os jogos, estando por isso disposto a ouvir as propostas ainda por chegar. Recorde-se que o jovem formado nos leões tem contrato válido até 2023 (renovou ainda sob a chancela de Sousa Cintra) e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Não sendo o desfecho que o Sporting quer, caso o mercado correspond­a aos valores que pede por Jovane, haverá sentido não só de oportunida­de mas também de altruísmo, dando ao jogador a hipótese de escolher o que quer fazer.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal