O Jogo

Campeões ao estilo de André Silva

Equipa de sub-15 subiu ao campeonato principal do escalão e será a única do emblema histórico a participar em provas nacionais

- CLÁUDIA OLIVEIRA

Clube quer repetir feito noutros escalões e voltar a formar atletas da craveira do internacio­nal luso André Silva, agora no Milan e cedido ao Sevilha. O jogo de domingo, em Paredes, será uma formalidad­e

A equipa de sub-15 do Salgueiros sagrou-se, a uma jornada do fim e com mais quatro pontos do que o segundo classifica­do, campeã e vai representa­r o clube nos campeonato­s profission­ais. “Esta é uma conquista de significad­o enorme. Estamos a tentar, passo a passo, chegar à dimensão de nacional em todos os escalões. Somos um clube com mais de 100 anos e queremos chegar ao nível nacional”, considerou, a O JOGO, Pedro Seixas, vicepresid­ente e responsáve­l pela formação do clube histórico. Com um passado rico em presenças nos campeonato­s nacionais de seniores – incluindo na Taça UEFA (1991/92) –, recentemen­te o clube passou por um processo de reestrutur­ação e recuperaçã­o do nome original (Sport Comércio e Salgueiros ). A equipa de sub-15é a única do emblema portuense a participar em provas nacionais. Curiosamen­te, uma equipa de atletas com a mesma idade que André Silva tinha quando desta cantera saiu para chegar ao FC Porto.

“Temos de trabalhar criar condições de saírem jogadores para a equipa sénior mais tarde. Queremos ter mais Andrés Silvas! Temos de dar atenção aos mais novos, construir a casa pela base. Os jogadores que subiram estão há seis ou sete anos na escola do Salgueiros. Agora queremos manter esta equipa e subir outras equipas ao nacional nos próximos anos. Vamos devagarinh­o, de baixo para cima... é preciso ter dedicação e paciência”, esclareceu o coordenado­r da escola de formação com cerca de 300 atletas, dos quatro aos 19 anos.

Com casa nova – depois de a Câmara do Porto lhes ter entregue a gestão do Complexo Desportivo de Campanhã por 20 anos – querem ressuscita­r a mística salgueiris­ta. No jogo do título, no domingo, frente ao Nogueirens­e, viram-se os primeiros sinais. “Foi dos primeiros jogos em que senti que estávamos em casa... o campo estava cheio. Os próprios miúdos sentiram que era jogo grande. Sabíamos que se ganhássemo­s éramos campeões. Houve foguetes, fumo... foi bonito”, resumiu, emocionado, Pedro Seixas.

 ??  ?? Iniciados do Salgueiros voltam a disputar o campeonato principal
Iniciados do Salgueiros voltam a disputar o campeonato principal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal