O Jogo

Marta marcou e já supera os homens

A avançada brasileira tornou-se ontem na primeira a faturar em cinco campeonato­s do mundo consecutiv­os, feito nunca visto

- RODRIGO CORTEZ

A camisa 10 do escrete abriu o marcador de grande penalidade, mas a Austrália, depois de sofrer um segundo golo, conseguiri­a uma inesperada reviravolt­a, acabando por derrotar as brasileira­s por 3-2

Em 88 anos de campeonato­s do mundo masculinos, nenhum futebolist­a fez o que Marta conseguiu ontem: marcar em cinco torneios consecutiv­os. Aos 33 anos, a brasileira apontou o primeiro golo do Brasil frente à Austrália, num penálti batido de pé esquerdo, passando a somar 16 golos na principal prova de seleções, um recorde que, curiosamen­te, iguala o registo do alemão Klose, detentor do recorde masculino com os mesmos 16 tentos, embora conseguido em quatro Mundiais.

Na festa do golo (27’), Marta apontou para a bandeira de igualdade de género (rosa e azul) que tem estampada nas chuteiras, ela que em menina tinha sido impedida de participar num torneio que alterou as regras à última hora para ser jogado apenas por rapazes e para que, assim, ela não pudesse competir e “humilhar” os meninos, tanta era a sua qualidade.

O Brasil chegaria pouco depois ao 2-0, num cabeceamen­to de Cristiane a cruzamento de Debinha, mas as australian­as reduziram ainda na primeira parte, num golo à boca da baliza por Foord.

Já cansada, até porque tinha estado em dúvida devido a lesão, Marta foi substituíd­a ao intervalo, assistindo do banco à inesperada reviravolt­a das australian­as. O empate surgiu através de um centro remate que deixou a guarda-redes canarinha mal na fotografia e, aos 66’, Mónica marcava na própria baliza o golo que selou o triunfo australian­o. A árbitra ainda anulou por fora de jogo, mas alterou a decisão depois de consultar o VAR.

 ??  ?? Marta soma um recorde de 16 golos em Mundiais
Marta soma um recorde de 16 golos em Mundiais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal