O Jogo

Nível internacio­nal do triplo está alto

Patrícia Mamona estreou-se na Liga Diamante com dois saltos na casa dos 14 metros, mas ficou bem longe das atletas que dominaram em Oslo

- AUGUSTO FERRO

Patrícia Mamona estreouse na Liga Diamante com 14,09 metros no Meeting de Oslo, marca que lhe deu a sétima posição, mas muito longe da colombiana Caterine Ibarguen, que conseguiu 14,79 metros

Patrícia Mamona esteve a um nível satisfatór­io nos prestigiad­os Bislett Games, mas nunca deu indicações de poder ultrapassa­r as seis mulheres que a bateram no meeting norueguês da Liga Diamante. A pior delas foi a veterana ucraniana Olha Saladukha, com 14,30 metros. O primeiro ensaio da sportingui­sta, a 13,89 metros, permitiu-lhe não ter problemas para se classifica­r para os três saltos finais. E acabou por ser só com oito saltadoras em prova que a portuguesa esteve melhor. Ao cair do pano conseguiu 14,09 metros na quinta tentativa e 14,02 m na derradeira.

A prova, com contou com 10 concorrent­es, foi ganha pela colombiana Caterine Ibarguen, com 14,79 metros, melhor marca mundial do ano e mais 70 centímetro­s do que Patrícia Mamona. O segundo lugar foi para Keturah Orji, dos Estados Unidos, com 14,53 m, e o pódio fechou com a jamaicana Shanieka Ricketts, com 14,41 m. Um nível muito elevado!

Além do triplo salto, em outras cinco provas também se registaram melhores marcas de 2019. Mais duas femininas – salto em altura e 3000 obstáculos – e milha, 3000 e 100 metros nos homens. Nesta última, o autor da proeza foi o norte-americano Christian Coleman, que com 9,85 segundos foi mais rápido um centésimo do que o seu compatriot­a Noha Lyles e o nigeriano Divine Oduduru, que lideravam o ranking até ontem. Coleman, pela forma descontraí­da como terminou e por não ter tido oposição, deu indicações de estar a valer bem menos. Se calhar o seu recorde pessoal, os 9,79 s alcançados no ano passado.

 ??  ?? Patrícia Mamona foi sétima numa prova em que seis triplistas passaram os 14,30m
Patrícia Mamona foi sétima numa prova em que seis triplistas passaram os 14,30m

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal