O Jogo

Toques na bola e arma na mão

O dono do clube está na lista dos mais ricos da Forbes e tem 15 mil supermerca­dos e 400 mil funcionári­os

- —ANDRÉ MORAIS

O FK Krasnodar é um projeto na primeira pessoa e muito invulgar em qualquer país do mundo. Na Rússia então, é um fenómeno. Galitsky descreve-se como um antiAbramo­vich

Sergey Arutyunyan nasceu em 1967 nos subúrbios de Sochi, cidade portuária a 300 quilómetro­s de Krasnodar. A sua família (mãe russa, pai arménio) possibilit­ou-lhe estudar na Faculdade de Economia de Kuban, arredores de Krasnodar. Depois de cumprir uma experiênci­a militar, terminou o curso com 26 anos e fundou de imediato uma empresa para distribuir perfumes e cosméticos. A crises o vi éticafê- lo entenderqu­e haveria algo melhor para vender: os produtos de primeira necessidad­e. E assim, em 1998, abriu um supermerca­do. Chamou-lhe “Magnit” (íman) e criou o slogan “Sempre a preços baixos”. O sucesso estimulou o segundo supermerca­do e por aí sucessivam­ente. Ao fim de dois anos, optou por alargar a rede a todo o país e atualmente tem 15 mil lojas( entre as de conveniênc­ia, cosméticos, hipermerca­dos e afins ), que comerciali­zam tudo e a todo o tipo de preços.

Em 2006, a cadeia estava já avaliada em 1,9 mil milhões de dólares e tornou-se cotada em bolsa. Em 2018, Galitsky (adotou o apelido da mulher, por se sentir mais russo do que arménio), vendeu 30% da participaç­ão social aos bancos a troco de 2,4 mil milhões de dólares. A empresa continua a faturar acima dos dois mil milhões por ano, com mais de 400 mil funcionári­os. O oligarca é um dos três maiores bilionário­s da Rússia (fortuna avaliada em 3,5 mil milhões de dólares) e está catalogado na Revista Forbes, entre o 600º e o 700º lugar mundial. Em matéria de excentrici­dades não se lhe conhecem muitas, embora Márcio Abreu se lembre de o ver chegara o estádio de helicópter­o.“E em carros completame­nte negros, todos fumados ”, ri. Além disso, é obrigado a andar sempre com seguranças .“Num dos primeiros treinos, vi alguns seguranças entrarem por lá de armas em punho e fiquei embaraçado. Apareciam quatroou cinco par afazer uma primeira ronda e ver se era seguro que o carro entrasse. Depois então vinha o carro do presidente com mais quatro ou cinco ”, lembra Rui Miguel, que o descreve como um homem simples dentro do que o deixavam ser: “Em ambiente de treino, dava uns toques na bola e rematava à baliza. Era muito mais aberto do que o típico homem de leste”. Abreu concorda. “Acima de tudo era muito presente e simples no trato connosco. Ia a todos os treinos, conversava tranquilam­ente. Quem visse aqueles filmes com os seguranças, nunca imaginaria ”, acrescenta Márcio. Resta dizer que olivrop referido de Galitskyéa­biogr afia de Steve Jobs, fundador da Apple. Percebe-se porquê.

 ??  ?? O presidente Galitsly (à esquerda) com Putin e Infantino
O presidente Galitsly (à esquerda) com Putin e Infantino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal