O Jogo

O SONHO DE CARDOSO VALE RECORDE NO BESSA

O defesa assinou um contrato de cinco épocas com outra de opção pelo West Ham, que paga três milhões de euros: é a venda mais alta desde que o euro está em vigor

- ANA LUÍSA MAGALHÃES

“Sempre sonhei jogar em Inglaterra, estou entusiasma­do”

Gonçalo Cardoso

Defesa do West Ham

No auge do Boavistão, a saída de João Pinto (1992) rendeu 200 mil contos e a de Litos (2001) fez-se por 850 mil: nos dias de hoje, esses valores teriam pouco impacto, mas eram muito significat­ivos na altura

A subida supersónic­a da carreira de Gonçalo Cardoso conhece mais um capítulo: menos de um ano depois de se ter estreado a nível profission­al, o defesa de 18 anos foi ontem anunciado como reforço do West Ham. As negociaçõe­s entre o Boavista e o emblema da Premier League já eram conhecidas desde o início da semana e resultaram numa transferên­cia a rondar os três milhões de euros e num contrato de cinco anos com mais um de opção. Para os axadrezado­s, trata-se da venda mais cara desde que o euro entrou em vigor em Portugal, em 2002.

A magnitude financeira desta transferên­cia para os cofres do Boavista só pode ser, em certa medida, equiparada às vendas realizadas nos anos 1990 e na viragem do século. Nesse período, o recorde pertenceu à contrataçã­o de Litos por parte do Málaga, que em 2002 deixou 850 mil contos nos cofres do Bessa. Nove anos antes, João Pinto rumou ao Benfica por 500 mil contos. Com a inflação monetária e a forma como os negócios no futebol escalaram ao longo dos anos, esses valores, nos dias de hoje seriam irrisórios, mas eram valores muitíssimo elevados para aquela altura. Só com esta venda, a SAD do Boavista assegura também o defeso com o maior encaixe em transferên­cias, desde o regresso à I Liga.

Já para Gonçalo Cardoso, que vai envergar a camisola 20 do West Ham, jogar em Inglaterra significa a “realização de um sonho”. “Estou aqui para trabalhar e ajudar a equipa a atingir os seus objetivos”, afirmou o internacio­nal jovem luso, em declaraçõe­s reproduzid­as pelos hammers. Mario Husillos, diretor desportivo do clube londrino, revelou que Gonçalo foi observado durante muito tempo. “Ele é, claro, um jogador para o futuro,comimensop­otencial,mas acreditamo­squeeleest­ápronto para estar na equipa principal. Tem bom carácter e personalid­ade e fala bem inglês, vai ajudarnaad­aptação”,projetou o dirigente.

 ??  ?? Gonçalo Cardoso muito feliz por ter assinado pelo West Ham
Gonçalo Cardoso muito feliz por ter assinado pelo West Ham

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal