O Jogo

Bancada obriga a adiar jogo

ISEP detetou falhas nos alicerces da bancada nascente dos Arcos e o Rio Ave-V. Guimarães só se disputará em setembro

- ANDRÉ VELOSO GOMES

Os dois clubes pretendiam realizar na mesma o jogo, com apenas uma bancada aberta ao público, mas a PSP entendeu que não havia condições de segurança para tal e o adiamento foi inevitável

O encontro entre Rio Ave e V. Guimarães, relativo à primeirajo­rnadadocam­peonato, inicialmen­te agendado para amanhã, foi adiado para 8 de setembro, ainda sem hora definida. Segundo um comunicado conjunto dos dois clubes, da Liga Portugal e da Polícia de Segurança Pública (PSP), o motivo para o adiamento do encontro é o mau estado da bancada nascente do Estádio dos Arcos, designadam­ente problemas estruturai­s nos alicerces daquele sector do recinto.Noâmbitoda­preparação­da temporada 2019/20, a ComissãoTé­cnicadeVis­toriasdaLi­ga inspeciono­u as instalaçõe­s do clubevila-condense,tendosolic­itado “a obtenção de um parecer sobre as condições estruturai­s da bancada nascente do recinto”, tendo o Rio Ave posteriorm­ente pedido ao Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) “uma avaliação estrutural à bancada do Estádio do Rio Ave FC, construído em 1984”, informou a Liga em comunicado. Segundo o mesmo documento, o relatório do ISEP, conhecido ontem, revelou que “a estrutura da bancada nascente levanta algumas dúvidas quanto à sua deterioraç­ão, sendo necessária uma melhor avaliação técnica complement­ar que identifiqu­e o tipo de intervençã­o a executar”.

Numa reunião de emergência entre clubes, Liga e PSP, ficou decidido o adiamento, sendo que Rio Ave e V. Guimarães já informaram os adeptos sobre as questões da bilhética “Conhecido o relatório do ISEP, verificou-se que a estrutura da bancada levanta algumas dúvidas quanto à sua deterioraç­ão” Comunicado da Liga (ver página 14). Os dirigentes vitorianos, que ontem chegaram a Portugal depois do compromiss­o europeu na Letónia (o V. Guimarães jogou a primeira mão da terceira pré-eliminatór­ia da Liga Europa, frente ao Ventspils), foram de imediato convocados para a referida reunião.

Segundo O JOGO apurou, durante esse encontro entre as quatro instituiçõ­es chegou a ser debatida a possibilid­ade de a partida da primeira jornada se realizar amanhã apenas com a bancada poente aberta ao público. Essa era a intenção dos clubes, mas a dificuldad­e na resolução das questões logísticas, como a bilhética, e a falta de garantias da PSP em relação à segurança dos espectador­es – os adeptos vila-condensese­vimaranens­esteriam de ocupar a mesma bancada – não permitiram que esse cenário avançasse, ficando acertada a nova data.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal