O Jogo

Jogos à sexta sim mas à segunda não

Juiz aceitou parcialmen­te providênci­a cautelar da liga espanhola contra proibição da federação, que queria futebol só aos sábados e domingos

- JOÃO ARAÚJO

Liga terá de depositar caução de 15 milhões de euros para se poder jogar à sexta-feira. Luis Rubiales, presidente federativo, celebrou a decisão do juiz, mas já circula a hipótese de boicote dos clubes

A liga espanhola poderá ter jogos às sextas-feiras mas não às segundas, depois de ontem um juiz ter tomado uma primeira decisão sobre as medidas cautelares interposta­s pela liga, na sequência da decisão da federação espanhola de futebol (RFEF) de limitar o futebol a sábados e domingos, proibindo que fossem agendados encontros para sextas e segundas-feiras.

Esta decisão salomónica não deixa, no entanto, de pôr em risco contratos que os clubes já tinham assinado e que contemplav­am a possibilid­ade de cada jornada ser distribuíd­a pelos referidos quatro dias. As três primeiras jornadas das I e II ligas espanholas já estavam, de resto, agendadas, tendo La Liga procedido a ajustes derivados da decisão do magistrado, que vai agora debruçar-se mais a fundo sobre esta problemáti­ca.

O juiz exigiu ainda que La Liga deposite uma caução de 15 milhões de euros para que possam ser disputadas partidas às sextas-feiras e esse foi mais um dos motivos para o presidente da RFEF, Luis Rubiales, ter comemorado a decisão na pele de autêntico vencedor do conflito aberto que vem travando com o homólogo de La Liga, Javier Tebas. “Cumpre-se o desejo dos adeptos”, escreveu Rubiales na rede social Twitter, lembrando que fizera finca-pé quanto aos jogos à segundafei­ra, admitindo que se jogasse à sexta mediante acordo económico.

Esta decisão não afeta o encontro que inaugura a liga, o Atl. Bilbau-Barcelona de sexta-feira 16 de agosto, mas três partidas do primeiro escalão e outras tantas do segundo já foram remarcadas.

Nas declaraçõe­s ao juiz na qualidade de testemunha, Jaume Roures, presidente da Mediapro, empresa que comerciali­za os direitos televisivo­s, afirmou recear que o futebol espanhol possa desvaloriz­ar 30% sem os jogos às sextas e segundas-feiras. O contrato vigente vale seis mil milhões de euros em três anos.

 ??  ?? O Atl. Bilbau vai mesmo receber o Barcelona na sexta-feira 16 de agosto
O Atl. Bilbau vai mesmo receber o Barcelona na sexta-feira 16 de agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal