O Jogo

“ESTAMOS MELHORES E NÃO PENSO EM ‘SES’”

Técnico recusa abordar cenário de possível saída, após dois jogos sem vencer, consideran­do-o prematuro. Diz só pensar na vitória

- RAFAEL TOUCEDO

O treinador holandês acredita que a equipa tem evoluído e espera recuperar em breve a capacidade de pressionar alto, como quando chegou há um ano, com qualidade na circulação e no posicionam­ento

O bom início quando pegou no Sporting a meio de 2018/19 não está a ser repetido no arranque desta época, mas Marcel Keizer não está preocupado, e sim confiante em recuperar o bom futebol e voltar aos resultados positivos. Apesar de o Sporting ainda não ter vencido na nova temporada, nem em amigáveis nem nos dois jogos oficiais já disputados (goleada pesada com o Benfica para a Supertaça e empate com o Marítimo, na Madeira, para a Liga), o holandês não sente o lugar ameaçado e garante que não pensa em “ses”, apenas em vencer ao difícil rival desta noite, o Braga de Sá Pinto. Aspeto fundamenta­l para o técnico holandês é encontrar o equilíbrio entre as fases defensiva e ofensiva, de forma a que os leões possam pressionar no meio-campo adversário sem ficarem descompens­ados nas transições defensivas. A qualidade de jogo com boa circulação de bola é outro aspeto em que a equipa foi quebrando em relação aos seus primeiros meses no clube e, segundo Keizer, essas dificuldad­es de posicionam­ento na fase de construção de jogo estão a levar à criação de menos lances de perigo e a consequênc­ia mais evidente é a falta de golos, em particular do trio de avançados formado por Luiz Phellype, Bas Dost (de saída, como relatado na

página 33) e Luciano Vietto.

Após uma derrota pesada no dérbi da Supertaça com o Benfica e um empate fora com o Marítimo, quão decisivo é este jogo para o seu futuro?

—Apenas penso em vencer. Não posso dizer o que vai acontecer se acontecer isto ou aquilo. Não tenho isso na cabeça. Não penso em ‘ses’. Na minha mente está apenas este jogo. Espero um bom jogo da minha equipa. Estamos cada vez melhor.

Teve uma semana para preparar esta partida, como está a equipa?

—Foram treinos muito duros, os rapazes estiveram bem. Depois do jogo com o Marítimo estamos prontos para jogar comoBraga,esperemumb­om jogo nosso.

O Braga está muito

diferente do da época passada. O que tem achado de uma equipa que leva três vitórias em três jogos?

—Tem um novo treinador. O estilo de jogo está diferente em relação ao ano passado. Estão muito bem. Temos de dar crédito ao treinador, que está a mudar o sistema e a conseguirb­onsresulta­dos,mastambém bom futebol, com muito movimenton­omeio-campo... É uma boa equipa, mas a minha também é e, por isso, espero um bom jogo.

Porque está o Sporting a a demorar a acertar o passo? O que está diferente em relação à última época?

—Quando cheguei, era uma equipa diferente. Depois de uma época com duas taças, a equipa é diferente, tivemos alguns problemas com o equilíbrio da equipa. Tem a ver com a posse de bola, estamos à procura de acertar o equilíbrio da equipa, quando isso ficar feito vamos ficar bem. Os jogadores sabem como jogar, temos jogadores muito bons, mas o equilíbrio é muito importante. Queremos defender alto no terreno, os adeptos também querem isso. E alguns jogadores chegaram tarde, por isso está a demorar mais encontrar esse equilíbrio.

Essa dificuldad­e em encontrar o equilíbrio justifica a ineficácia dos avançados e o facto de disporem de menos oportunida­des para finalizar?

—Temos de saber lidar com todos os problemas na equipa, principalm­ente com o equilíbrio. Perdendo a bola, temos de recuperar rápido. Se tivermos toda a gente nas posições certascons­eguimosjog­armuito bem em posse e conseguimo­s também defender bem. E o estilo de jogo de muitos passes é muito importante para criar as oportunida­des e marcar. Estamos, mesmo assim, a criar um bom número de chances, mas concordo que na última época criávamos mais.

“Estamos demorar a encontrar o equilíbrio da equipa”

Marcel Keizer

Treinador do Sporting

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal