O Jogo

O coração de leão apertou com eles

Querido pelos adeptos do Sporting, Sá Pinto está de volta e, como técnico, já vendeu bem cara uma derrota em Alvalade

-

Muito apreciado pelos sportingui­stas pelo seu carisma, Sá Pinto perdeu pela margem mínima em casa do Sporting (1-0) como treinador do Belenenses, em 2015/16. Agora, dá a cara pelo Braga

Se as claques do Sporting exibirem nesta noite tarjas com menções ao “Grande Capitão”, saiba que não se tratará de uma novidade, antes de uma repetição. O homenagead­o é sempre Sá Pinto e o seu regresso a Alvalade não passará, por certo, despercebi­do. É que o atual treinador é claramente uma figura estimada pela generalida­de dos adeptos, sendo apelidado há muito de “Ricardo Coração de Leão” pela atitude competitiv­a com que encarava cada desafio, ainda como jogador (represento­u o Sporting durante nove épocas), e pelo temperamen­to forte. É um amor correspond­ido, de tal forma que Sá Pinto fez questão de envergar o número 76 quando se mudou para o Standard de Liège (2006/07) em nome da Juventude Leonina, fundada precisamen­te em 1976.

Já como treinador da equipa principal do Sporting (em 2011 e 2012), Sá Pinto chegou mesmo a ter direito a um cântico especial: “Aperta com eles e mostra-lhes o que é o Sporting”. Semelhante refrão aqueceu milhares de gargantas durante jogos a fio e nunca caiu no esquecimen­to, acabando por fazer, paradoxalm­ente, todo o sentido até no seu primeiro regresso à casa do leão, então como treinador do Belenenses (2015/16). O Sporting, sob o comando de Jorge Jesus, passou por enormes dificuldad­es e só chegou à vitória (1-0) no tempo de compensaçã­o, através de uma grande penalidade apontada por William Carvalho, a castigar um desvio com o braço de Tonel. Além de treinador e jogador, Sá Pinto também foi diretor desportivo do Sporting, mas essa foi a experiênci­a mais breve. “Tive vários cargos. Toda a gente sabe qual foi o meu passado no Sporting, agora tenho a difícil e exigente missão de treinar o Braga. Quero ajudar o clube a ter êxito e a ter conquistas”, observou Sá Pinto, garantindo que a devoção pelo Sporting jamais irá compromete­r o seu profission­alismo.

“Tive vários cargos no Sporting. Toda a gente sabe qual foi o meu passado, agora tenho a difícil e exigente missão de treinar o Braga. Quero ajudar o clube a ter êxito e a ter conquistas”

Sá Pinto Treinador do Braga

 ??  ?? Sá Pinto foi jogador, treinador e dirigente dos leões
Sá Pinto foi jogador, treinador e dirigente dos leões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal