O Jogo

Tropeção custa liderança

Portugal teve de reagir sempre à desvantage­m quando estava no controlo. Mas a eficácia da Holanda não deu tréguas e agravou a derrota lusa já nos descontos

- CRISTINA AGUIAR

Sub-21 surpreendi­dos no caminho para o Euro’2021

A seleção sub-21 perdeu a liderança para a Holanda, ao terceiro jogo de qualificaç­ão para o Euro’2021. As duas equipas têm seis pontos, mas com menos um jogo para os holandeses

Portugal sofreu a primeira derrota ao terceiro jogo no Grupo 7 de apuramento para o Euro’2021, frente ao adversário teoricamen­te mais forte, a Holanda, que subiu ao primeiro lugar. O resultado final é redutor e ilusório.

A equipa de Rui Jorge entrou decidida em surpreende­r com um 4x4x2, no qual os laterais Thierry Correia, na direita, e Nuno Tavares, na esquerda, tinham total liberdade. Na frente, Rafael Leão e Dany Mota assumiam o comando do ataque. Estava Portugal embalado quando apareceu o golo de Boadu. A vantagem da Holanda foi como uma alfinetada na confiança que os portuguese­s mostravam, mas não houve espaço para lamentos, porque Portugal fezse ao caminho para alcançar o empate. O problema era superar uma barreira defensiva onde entravam todos os jogadores da Holanda. Faltavam, assim, espaços, até que Domingos Quina rompeu os obstáculos com um cruzamento para Diogo Queirós cabecear para o 1-1.

A Holanda começaria a segunda parte de novo em vantagem, desta feita, na conversão de um penálti a castigar uma mão de Nuno Tavares, na sequência de um ressalto. Portugal voltou à carga e respondeu da mesma forma. Gedson cobrou o castigo máximo que puniu um puxão de Wijndal a Diogo Queirós. O 2-2 devolvia a esperança, que se foi reforçando com as entradas de Trincão, primeiro, e Pedro Mendes, depois. Duas apostas que conferiram maior agressivid­ade e acutilânci­a ofensivasà Seleção Nacional. As oportunida­des para Portugal passar para a frente do marcador apareceram, mas o guarda-redes Paes neutralizo­u-as. Contra esta tendência, Boadu relançou a Holanda para a frente; e Stengs, nos descontos fixou o resultado em 4-2.

“Conseguimo­s condiciona­r muito bem o jogo da Holanda. Defendemos bem e sofremos quatro golos, isto parece contrassen­so, mas para mim não é”

Rui Jorge

Selecionad­or dos sub-21 “Tivemos momentos muito bons de jogo. Acreditámo­s que era possível vencer. Nada está perdido, ainda temos o jogo em Portugal”

Diogo Queirós

Defesa dos sub-21

 ??  ?? Rafael Leão luta pela bola entre os holandeses Zeefuik e Koopmeiner­s
Rafael Leão luta pela bola entre os holandeses Zeefuik e Koopmeiner­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal