O Jogo

Fernando Santos “Até eu comecei a pensar mais na Ucrânia”

Ganhar, depois de amanhã, em Kiev, é crucial para acabar o grupo em primeiro lugar. O selecionad­or nacional admitiu que depois do 2-0 os jogadores começaram a pensar nesse jogo

-

Treinador que anteontem fez 65 anos ficou com dúvidas em três lances na área do Luxemburgo, mas ficou com a certeza de que o árbitro polaco esteve mal ao não assinalar um por falta sobre Ronaldo

Fernando Santos reconheceu que, depois do segundo golo, da autoria de Cristiano Ronaldo, os jogadores começaram a pensar no compromiss­o de segunda-feira, em Kiev, contra a Ucrânia. E até ele próprio. “Já estamos a pensar na Ucrânia. É um jogo fundamenta­l, tal como era este. Tínhamos quatro finais, precisamos de quatro vitórias para acabar em primeiro lugar [do Grupo B de qualificaç­ão para o Euro’2020]. Portanto, agora, é pensar na Ucrânia, porque este já acabou”, começou por afirmar o selecionad­or nacional. “Nos primeiros 25 minutos estivemos muito bem, muito dinâmicos, a pedir no pé, a pedir na profundida­de, a criar situações, estivemos muito bem. Depois dos 25, 30 minutos, retirámos intensidad­e ao jogo, permitindo que a equipa do Luxemburgo – taticament­e bem organizada – ficasse mais confortáve­l e também começasse a sair a jogar, não a criar oportunida­des de golo, mas a sair e a jogar, e tivemos de correr mais. Acho que, naqueles 15 minutos, podíamos ter feito um bocadinho melhor. Disse isso aos jogadores ao intervalo”, revelou Fernando Santos. “Na segunda parte, voltámos bem ao jogo, a pedir profundida­de, a entrar, a variar a situação entre linhas e nas linhas, e rapidament­e voltámos a controlar bem o jogo e fizemos o segundo golo. A partir daí, a cabeça dos jogadores já estava a pensar um bocadinho na Ucrânia e a tentar recuperar um pouco as forças. É normal, queremos sempre mais, mas eu próprio comecei a pensar mais na Ucrânia e fiz descansar alguns jogadores”, indicou, reagindo com um sorriso tímido à questão sobre o trabalho da equipa de arbitragem chefiada pelo polaco Daniel Stefanski. “Esteve globalment­e bem. Fiquei com algumas dúvidas sobre os três primeiros lances. São lances que podem dar algumas dúvidas, o último [sobre Cristiano Ronaldo] não tenho muitas dúvidas, acho que é um lance para penálti. O árbitro não validou nesse sentido, mas o Cristiano toca a bola primeiro e é derrubado a seguir. O último penálti deveria ter sido concedido”, defendeu.

E, dos dez minutos de conferênci­a, destaca-se ainda o que Fernando Santos disse sobre Cristiano Ronaldo que ontem fez o699.ºgol ode um percurso dourado .“Sabemos o orgulho que ele temem representa­ra Seleçãoeé também um orgulho para nós. Poderá ser um momento inolvidáve­l consegui-lo ao serviço da Seleção Nacional e também para nós, enquanto portuguese­s. E eu, mais enquanto português do que como sele cio na dor, fico muito orgulhoso”, concluiu.

“A partir do segundo golo, a cabeça dos jogadores já estava a pensar um bocadinho na Ucrânia e a tentar recuperar um pouco as forças”

“O Cristiano toca a bola primeiro e é derrubado a seguir. O penálti deveria ter sido concedido, mas o árbitro esteve globalment­e bem”

“Mais como português do que como selecionad­or, fico muito orgulhoso se o Cristiano chegar aos 700 golos pela seleção”

 ??  ?? Ruben Semedo prepara-se para mais um ataque
Ruben Semedo prepara-se para mais um ataque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal