O Jogo

REVIRAVOLT­A INESPERADA

SURPRESA O Paços de Ferreira venceu graças a dois penáltis, desfazendo a igualdade já perto do final do jogo, com menos um jogador e com um Penafiel a investir tudo no ataque

- CRISTINA AGUIAR

Welthon regressou aos golos, quase sete meses depois, na conversão de um penálti que mantém o Paços de Ferreira na discussão com o Braga por um lugar na final four

O Paços de Ferreira mantém-se na corrida pela presença na final four da Taça da Liga, ao arrancar um triunfo surpreende­nte em Penafiel, com dois golos de penálti. A reviravolt­a não estava no horizonte dos pacenses, que jogavam há meia hora em inferiorid­ade numérica devido à expulsão de Jorge Silva, quando Welthon converteu uma grande penalidade. Esta vitória teve algo de inesperado face ao volume ofensivo do Penafiel, que esteve próximo de desfazer o 1-1 num cabeceamen­to de Alfredo negado com uma grande defesa por Simão Bertelli.

À melhor entrada, o Paços não juntou argumentos consistent­es na zona de finalizaçã­o, apesar de as coisas funcionare­m bem no meio-campo. Pepa apresentou um onze com apenas uma alteração em relação ao do Marítimo, por força da ausência de Oleg. A estrutura principal foi mantida, na esperança de dar continuida­de à dinâmica evidenciad­a nesse compromiss­o. No Penafiel, Miguel Leal apostou numa equipa inicial diferente, proporcion­ando a estreia ao avançado Alfredo. Com uma estratégia eficaz a partir dos flancos, o Penafiel chegou à vantagem por Yuri Araújo.

Faltava um elemento cerebral no Paços e, vendo isso, Pepa lançou Hélder Ferreira na segunda parte. O flanco esquerdo ganhou elasticida­de, os passes saíam com qualidade e a equipa ganhou presença no último terço. Jorge Silva foi derrubado na área por João Paulo e Murilo cobrou o castigo máximo. O Penafiel não gostou do empate e reagiu. Numa transição rápida, Jorge Silva rasteirou por trás Alfredo e foi expulso. Condiciona­dos, os pacenses ficaram expostos ao ataque dos locais. Na resposta, o acabado de entrar Diogo Almeida foi derrubado pelo guarda-redes Luís Ribeiro. Coube a Welthon dar ao Paços a hipótese de discutir com o Braga o acesso à final four.

 ??  ?? Maracás, central do Paços, impede a progressão de
Alfredo
Maracás, central do Paços, impede a progressão de Alfredo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal