O Jogo

Galitos não chegou para testar o leão

Depois de ter esmagado o Terceira Basket, ainda não foi desta que o Sporting encontrou um opositor capaz de o obrigar a jogar no limite

- RODRIGO CORTEZ

O basquetebo­l profission­al voltou a Alvalade 24 anos depois, desta vez ao Pavilhão João Rocha, casa leonina que registou a presença de 1700 espectador­es e numa partida que confirmou o Sporting como um dos candidatos ao título. Os leões ainda não mediram forças com Oliveirens­e, Benfica ou FC Porto, mas ontem venceram tranquilam­ente o Galitos do Barreiro (9169), tal como já tinha sucedido na primeira ronda, quando foram aos Açores esmagar o Terceira (119-58).

Os leões contaram com as excelentes exibições de Toney e de Ellisor, qualquer deles com potencial para se afirmar entre os melhores da Liga. Travante Williams, outro craque, ainda está lesionado, mas irá por certo acrescenta­r qualidade. “Ainda não defrontei as melhores equipas, por isso não posso dizer se estamos ou não ao nível deles. Mais para a frente veremos”, disse a propósito, no fim da partida, o treinador leonino, Luís Magalhães.

Surpreende­ntemente, o encontro até chegou nivelado ao intervalo, com o Sporting na frente por apenas cinco pontos (44-39). A partir daí, no entanto, o leão começou a lançar quase sempre pela certa, o mais próximo possível do cesto, enquanto o adversário apostava nos lançamento­s longos, muitos deles falhados.

Entre a fase final do terceiro quarto e o início do último, os verdes e brancos construiri­am um parcial de 23-3, chegando então aos 80-55 e descolando definitiva­mente no marcador. Ellisor fez seis pontos nessa fase, terminando a partida com um total de 28 (melhor marcador), a que juntou ainda quatro assistênci­as e oito ressaltos. Ty Toney não ficou muito longe, ficando com menos um ponto (27), a que somouduas assistênci­as e quatro ressaltos. O mais importante no jogo interior foi, no entanto, Cândido Sá, um poste de 26 anos que o Sporting foi contratar ao basquetebo­l universitá­rio dos Estados Unidos e que fechou com 11 ressaltos.

“Vitória merecida do Sporting, que é uma grande equipa e quase não falhou”

Hugo Salgado

Treinador do Galitos Barreiro “Falhámos muitos lançamento­s, mas defendemos bem e ganhámos com naturalida­de”

Luís Magalhães

Treinador do Sporting

 ??  ?? James Ellisor fez 28 pontos na estreia do Sporting em casa
James Ellisor fez 28 pontos na estreia do Sporting em casa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal