O Jogo

A prova que faltava a Telma

Benfica vai estrear-se e lutar pelo triunfo na Liga dos Campeões feminina, cumprindo um sonho da sua campeã

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

Com todas as cinco judocas no top 20 mundial, as encarnadas assumem-se como favoritas à conquista do título, amanhã, em Odivelas, apesar de serem estreantes e terem adversária­s fortes

Com um invejável currículo a nível europeu, mundial e olímpico, Telma Monteiro vai pela primeira vez representa­r o Benfica numa grande prova internacio­nal. As encarnadas estreiam-se amanhã na Liga dos Campeões – oficialmen­te designada como Golden League –, em Odivelas, e embora participem graças a um convite alinham como candidatas ao título.

“Competir nesta prova pelo Benfica é o concretiza­r de um sonho. Conseguimo­s um wild card para competir na Golden League, mas acredito que este é o nosso lugar. O nosso objetivo é conquistar o título, mas não podemos desvaloriz­ar as outras equipas, que são de nívelmundi­al”,sublinhaaa­lmadense de 33 anos, que vai competir na categoria de -57 kg.

O sonho de Telma Monteiro, que é 17.ª do ranking mundial, mas essa posição não correspond­e ao seu valor, começou a tornar-se realidade com a contrataçã­o de Bárbara Timo (vicecampeã mundial e 19.º no ranking de -70 kg) e Rochele Nunes (18.ª mundial nos +78 kg), brasileira­s contratada­s pelas encarnadas que já adquiriram­anacionali­dadeportug­uesa. “Queremos mostrar o

Telma Monteiro quanto somos fortes e unidas como equipa”, salientou Bárbara Timo. Ao trio, o Benfica somou a italiana Odette Giufrida (oitava nos -52 kg) e a holandesa Jull Fransen (quarta nos -63 kg), formando o quinteto mais sólido entre as oito equipas em prova.

Rochele Nunes não hesita ao dar as águias como favoritas, embora reconheça o poderio dos outros clubes. “Temos cinco atletas muito fortes e acredito que podemos vencer”, vincoualus­o-brasileira,numa opinião partilhada por Telma Monteiro: “Estamos confiantes, mas vamos encarar a prova com humildade. O favoritism­o traz alguma pressão, mas é uma pressão boa.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal