O Jogo

Nova lei evitará despenaliz­ações

João Paulo Rebelo prometeu “punição direta, indiscutív­el e inapelável” para não se repetirem casos como a anulação da pena ao Benfica

-

Legislação sobre o Combate à Violência aprovada pelo Governo na anterior legislatur­a sofreu alterações que apenas terão aplicação prática a partir da próxima temporada desportiva

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto garantiu que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como aquele vouà anulação do castigo imposto ao Benfica.

“Na próxima época desportiva haverá muito, mas muito mais, qualificaç­ão de alguns temas que recorrente­mente são falados no nosso país e, portanto, haverá puniçãod ire ta, indiscutív­el e inapelável de alguns comportame­ntos, nomeadamen­te, no que se refere aos grupos organizado­s e interferên­ciasde outras instâncias ”, disse João Paulo Rebelo.

O governante, que falava à margem da assinatura de um protocolo entre a Autoridade Antidopage­m de Portugal e o Comité Olímpico de Portugal, considerou que as alterações da lei“são de tal forma cristalina­s”que não deixarão margem para dúvidas.

A lei 39/2009, que estabelece o regime jurídico da segurança e combate aorac is mo,à xenofobia eàin tolerância nos espetá cu los desportivo­s, foi aprovada na anterior legislatur­a, mas algumas alterações só entrarão em vigor na próxima época desportiva. Na quartafeir­a, o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56 250 euros, pelo relacionam­ento com grupos organizado­s de adeptos.

De acordo com a decisão judicial, passível de recurso, o Benfica foi absolvido de todas as 14 contraorde­nações impostas pelo IPDJ, em 27 de agosto de 2018, por infrações ocorridas em vários jogos.

Em causa estavam os apoios a estes grupos ocorridos em cinco jogos em casa da I Liga, entre 13 de maio e 23 de setembro de 2017, dois para a Liga dos Campeões, frente a Besiktas e CSKA Moscovo, em 13 de setembro de 2016 e 12 de setembro de 2017, respetivam­ente, e um para a Taça da Liga.

O Benfica tinha sido punido por apoiar ilegalment­e as claques Diabos Vermelhos e No Na meBoys, que não estão registados­noIPDJ,e entre outros casos, na colocação de tarjas e bandeiras em zonas restritas do Estádio da Luz.

“Haverá punição direta, indiscutív­el e inapelável” João Paulo Rebelo Secretário de Estado

 ??  ?? João Paulo Rebelo, secretário de Estado
João Paulo Rebelo, secretário de Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal