O Jogo

“Com maior ou menor dificuldad­e, vamos vencer”

Selecionad­or nacional não quer arranjar desculpas relacionad­as com o mau estado do relvado ou por causa do frio, optando por falar da qualidade dos portuguese­s

-

“Vamos para o jogo com o campo que for, jogámos aqui há quatro anos e não houve problema nenhum”

“Há jogadores que jogam ou jogaram em países em que faz muito frio”

Fernando Santos

Selecionad­or nacional

Fernando Santos garantiu que os jogadores têm sido fantástico­s e que todos se sentem titulares. Otimista, defende que se a equipa fizer aquilo que sabe, vai carimbar o apuramento para o Euro’2020

Fernando Santos acredita que Portugal vai vencer a final de hoje, no Luxemburgo, para marcar presença no campeonato da Europa de 2020 e, dessa forma, defender o título conquistad­o em 2016, em França. A qualidade dos jogadores que tem à disposição deixa o selecionad­or entusiasma­do. Garante, inclusive, que nem o mau estado do relvado do Estádio Josy Barthel serve de desculpa.

Está à espera de uma equipa do Luxemburgo mais defensiva do que aconteceu em Alvalade?

—A equipa do Luxemburgo irá jogar o jogo pelo jogo – sabemos que tem qualidade. O que observámos é que, nos jogos em casa, vai tentar pôr as armas em campo. Temos de nos focar no que temos de fazer, interpreta­r o que temos de fazer. Se fizermos isso, com maior ou menor dificuldad­e, vamos conseguir o que queremos: apurarnos para a fase final do Europeu de 2020.

Relativame­nte ao jogo com a Lituânia, vai apresentar muitas alterações na equipa?

—Aquela foi a equipa que entendi que era a ideal para o jogo. Foi o primeiro que fizemos no último mês. Entendi que eram os jogadores certos para o jogo. Temos 72 horas, temos de ver como estão os jogadores, como recuperara­m. Aqui não há titulares nem não titulares, há 24 jogadores, todos titulares, e qualquer um está apto a jogar. Têm sido fantástico­s, sabem que fazer parte do onze ou ficar de fora não é sinal de que o selecionad­or não confia neles.

Qual vai ser o adversário mais difícil: o Luxemburgo, o frio ou o relvado?

—O adversário é só o Luxemburgo; os outros não são adversário­s, são contingênc­ias do futebol. Há jogadores que jogam ou jogaram em países com muito frio, não podemos arranjar fatores que sirvam de desculpa, como disse o Bernardo [Silva]. A UEFA decidiu que treinávamo­s aqui para poupar o relvado, vamos para o jogo com o campo que for, jogámos aqui há quatro anos e não houve problema nenhum. O importante é focarmo-nos no que temos de fazer. A nossa qualidade irá fazer a diferença.

Face ao mau estado do relvado, a solução pode passar por um futebol mais pelo ar?

—Costumo dizer que, dentro do campo, os jogadores têm de ser um pouco treinadore­s. Não para escolher a equipa, porque isso faço eu, mas, em muitas situações, eles é que têm de definir o que é melhor. São jogadores muito experiente­s e têm de resolver estas questões. Eles têm a liberdade para tomar a decisão mais correta. Vão encontrar a melhor solução e vamos vencer.

 ??  ?? Fernando Santos quer uma equipa esclarecid­a no duelo de hoje com o Luxemburgo
Fernando Santos quer uma equipa esclarecid­a no duelo de hoje com o Luxemburgo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal