O Jogo

Sporting B começaria do zero

A versão B dos leões teria de arrancar na distrital. Clubes serão convidados a renovar a inscrição

-

Ainda na presente temporada, e conforme o seu Regulament­o de Competiçõe­s, a Liga irá convidar, através de comunicado oficial, os emblemas do campeonato principal a manifestar­em a sua intenção de renovar a inscrição das equipas B na II Liga. Isto não implica, por si só, que as “bês” possam todas ser inscritas no escalão secundário, pois prevalece o desempenho desportivo de cada uma delas da época anterior.

Ou seja, todas as sociedades desportiva­s que tenham ou queiram ter equipa B estão obrigadas a revelar a sua intenção, em prazo a definir pelo organismo que tutela as competiçõe­s profission­ais, independen­temente da competição onde irão atuar na época seguinte. Um procedimen­to que, por exemplo, previne indefiniçõ­es nos quadros competitiv­os caso haja desistênci­as das “bês” que já existem.

Um exemplo: se Benfica ou FC Porto desistisse­m de ter equipas B, na época anterior, e qualquer uma delas tivesse garantido a permanênci­a na II Liga, subiria a esse escalão a equipa B mais bem classifica­da na divisão imediatame­nte inferior, independen­temente de não ter garantido, pela via desportiva, essa promoção. Isto, claro, sem interferir no número de equipas que são promovidas ou despromovi­das desportiva­mente.

Porém,osemblemas­quemanifes­tem a vontade de criar uma equipa B, conforme poderá acontecer com o Sporting, atendendo às declaraçõe­s recentes do seu presidente e do treinador Silas, terão de começar a competir do zero: nos distritais da associação de futebol da sua região. Ou seja, exceto por intervençã­o da Federação Portuguesa de Futebol, que organiza o Campeonato de Portugal (III Divisão), ou das associaçõe­s de futebol, que organizam os Distritais, um caso de ressurgime­nto da equipa B do Sporting poderia ter de ser feito a partir da última divisão sénior da AF Lisboa.

O Regulament­o de Competiçõe­s da Liga prevê que a inscrição de uma equipa B tenha a validade de dois anos – o prazo dopróximoc­iclo–,mesmoque a equipa desça às competiçõe­s não profission­ais. E tem uma taxa de participaç­ão que custa 50 mil euros por época.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal