O Jogo

Até James Bond ficaria tentado

- POR CARLOS FLÓRIDO

OFerrari Roma foi apresentad­o esta semana na capital italiana, num evento privado para clientes, e o diretor comercial da marca, Enrico Galliera, anunciou-o como sendo para aqueles que “gostariam de guiar um carro desportivo, ou um Ferrari, mas têm medo de um Ferrari ou de um carro desportivo”. Não estava a pensar em James Bond, mas os primeiros indícios – e para já só existe mesmo isso – levam a pensar que mesmo o mais famoso agente secreto do mundo, embora nunca se tenha rendido aos modelos de Maranello, ficaria apaixonado.

O quinto lançamento da Ferrari este ano – depois de F8 Tributo, F8 Tributo Spider, 812 GTS e SF90 Stradale –, além de representa­r um ritmo criativo pouco comum, é notoriamen­te um concorrent­e do As ton Martin V anta geou do AMGGT, com um acrescento de performanc­e, o que cativaria qualquer 007, precisamen­te o tipo de cliente que não discute preços. O seu valor ainda não é conhecido, mas a agência AP apontou-o a 200 mil euros, em números redondos.

O construtor de Maranello diz tratar-se de um coupé “2+”, designação diferente do habitual “2+2” e de significad­o ainda por explicar, e refere evocar o “estilo de vida que caracteriz­ava Roma nos anos 1950 e 60”, ou mais propriamen­te “La Dolce Vita”. São alusões ao aumento do espaço interior e ao luxo, que também se traduz na invulgar coleção de painéis digitais, que, inclusive, existem para o passageiro; e aqui convém referir que os dois lugares da frente são totalmente separados.

Embora saindo da mesma plataforma do Portofino, o Roma tem um estilo clássico e é diferente do habitual nas linhas exteriores – faz lembrar o Aston Martin DB10 de… Bond –, mas o que mais cativa os apaixonado­s por supercarro­s são as performanc­es. Como a Ferrari nunca baixa a fasquia, o Roma foi equipado com o mesmo motor V8 3,9 litros biturbo do Portofino, mas agora desenvolve­ndo 620 cavalos às 7500 rotações por minuto e tendo a caixa de velocidade­s de oito velocidade­s e dupla embraiagem do SF90 Stradale. Como só pesa 1472 quilos (menos 73 do que o Portofino), faz os 0-100 km/h em 3,4 segundos e chega aos 200 km/h em 9,3s. A velocidade máxima é de 320 km/h.

A data de comerciali­zação – e o preço real – ainda irá ser revelada.

AOS 620 CAVALOS DO MOTOR V8 BITURBO A FERRARI ASSOCIOU LUXO, CONFORTO E UM ESTILO DIFERENTE

DO HABITUAL

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal