O Jogo

TITULAR DO IRÃO APONTADO À BALIZA

Beiranvand joga no Persépolis e, segundo a Imprensa local, está no radar do emblema minhoto

- TOMAZ ANDRADE

Com 31 jogos na seleção do Irão, Beiranvand foi destaque no Mundial da Rússia quando defendeu um penálti de Cristiano Ronaldo. Foi pastor de ovelhas e dormiu na rua antes de jogar no Persépolis

bbbA li reza Beiranvand,gu arda-redes

do Per sé polis e titular da seleção do Irão, estará na mira do Vitória. De acordo com informaçõe­s da Imprensa daquele país, o guardião poderá ser um alvo já na janela de transferên­cias de inverno, supostamen­te com um custo a rondar os 600 mil euros.

A verdade é que Ivo Vieira tem quatro guarda-redes no plantel, seb em queJhonath­an não entre para já nas contas, devido a lesão, para além de ser necessário precaver o futuro, uma vez que Douglas está na última temporada de contrato e Miguel Silva passou outra vez para o banco desup lentes. Miguel Oliveiraéo outro guarda-redes, ainda sem jogos na equipa principal.

Com 27 anos, Beiranvand já fez 31 jogos pela seleção iraniana, muitos deles sob a orientação de Carlos Queiroz, e entrou no radar mediático português no campeonato do mundo da Rússia, em 2018, quando defendeu um penálti de Cristiano Ronaldo, num jogo do Grupo B que terminou empatado a um golo. O guarda-redes explicou depois que passou muitas horas a ver a forma como o português executa este tipo de lances. Beiranvand nasceu numa zona montanhosa do Irão e, segundo o padrão familiar, foi pastor de ovelhas, mas a paixão pelo futebollev­ou-oaescapara­essa realidade. Passou por dificuldad­es em Teerão, vendeu pizas, lavou carros, dormiu na rua e depois de ter dado nas vistas no Naft Teerão chegou ao Persépolis, o maior clube do Irão, em 2016. Antigo praticante de “dal paran”, uma modalidade de arremesso de pedras, Beiranvand voltou às bocas do mundo depois de ter colocado como braço uma bola a 70 metros, ou seja, bem depois da linha do meio-campo.

Recorde-se que no Marítimo também está um guardarede­s iraniano, Amir Abedzadeh, de 26 anos, também já chamado à seleção do seu país. Amir também passou pelo Persépolis e chegou a Portugal na temporada 2016/17, tendo começado a jogar no Barreirens­e. A meio dessa época mudou-se para o Funchal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal