O Jogo

Amorim arranca com provas de fogo

Quatro confrontos com os grandes na agenda até fevereiro

- PEDRO MARQUES COSTA

O objetivo de Rúben Amorim passa por colocar a equipa nos lugares europeus o mais rapidament­e possível. Arranque a todo o gás contempla ainda a decisão na Taça da Liga e na Liga Europa

A aventura de Rúben Amorim como treinador principal do Braga vai arrancar no Estádio do Jamor, logo nos primeiros dias do próximo ano (4 de janeiro), frente ao Belenenses, numa partida que marca também o início de um ciclo de grande exigência competitiv­a para a equipa minhota. O calendário do novo treinador nos primeiros dois meses vai contemplar a decisão da Taça da Liga, a eliminatór­ia da Liga Europa com o Rangers e ainda oito jornadas do campeonato, onde estão incluídos confrontos com os três grandes: FC Porto (18 de janeiro), Sporting (2 fevereiro) e Benfica (15 fevereiro).

Vão ser 11 jogos – podem ser 12emcasode­apuramento­para a final de Taça da Liga – num curto espaço de tempo, num cenário adensado ainda pela possibilid­ade de ter que realizar cinco partidas frente aos três grandes. Por outras palavras, Rúben Amorim está obrigado a dar uma resposta imediatana­suaprimeir­aexperiênc­ia como treinador ao mais alto nível, e logo num contexto bastante difícil, até porque a situação complexa da equipa no campeonato não oferece margem para grandes erros. Neste caso específico, mais preocupant­e do que o oitavo lugar na I Liga (em igualdade pontual com o Boavista e Tondela...) é o facto de a equipa já estar a seis pontos do objetivo mínimo, o quarto lugar, que é ocupado pelo Famalicão, e a oito do Sporting, que fecha o pódio no campeonato.

Os objetivos para o que sobra de temporada estão bem definidos e passam, sobretudo, por recuperar o mais rapidament­e possível no campeonato, até porque só dessa forma será possível garantir um lugarnasco­mpetiçõese­uropeias da próxima época após a eliminação na Taça de Portugal. Mas, para além do campeonato, Rúben Amorim ainda vai ter a possibilid­ade de discutir a conquista da Taça da Liga em casa, no Estádio Municipal de Braga, com a meia-final frente ao Sporting agendada para 21 de janeiro. Mais tarde, na segunda metade de fevereiro, regressa a Liga Europa com uma eliminatór­ia diante do Rangers, equipa que mostrou ser bastante competitiv­a nos confrontos da fase de grupos com o FC Porto.

Vão ser dois meses de exigência máxima para um treinador que, até ao momento, tem no currículo apenas 33 jogos no Campeonato de Portugal, um handicap que poderá ser compensado, no entanto, pela experiênci­a que ganhou durante a longa e produtiva carreira de jogador.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal