O Jogo

SOARES JÁ VOOU MAIS DO QUE FALCAO

PRODUÇÃO Tiquinho bisou em Chaves de cabeça e ultrapasso­u o colombiano no número de golos pelo ar

- CARLOS GOUVEIA

Estão no atual plantel de Sérgio Conceição os dois avançados que, em termos percentuai­s, melhor aproveitam os lances aéreos: metade dos golos de Zé Luís pelo FC Porto foram dessa forma

Com uma ponta final em grande estilo, Soares ultrapasso­u a concorrênc­ia interna [Luis Díaz e Zé Luís] e festeja o Natalcomoo­melhormarc­ador do FC Porto esta temporada, com dez golos. Depois de um início periclitan­te, e até longe da titularida­de habitual, o brasileiro desatou a faturar ao apontar quatro golos na última semana, na receção ao Tondela e na visita a Chaves. Pelo meio, fez apenas dois minutos contra o Santa Clara. De comum o (incrível) facto de todos os golos terem sido de cabeça. E isso faz do avançado um caso raro.

Tiquinho confirma que é um especialis­ta no jogo aéreo, ao ponto de ter conseguido ultrapassa­r Falcao - talvez a maior referência dos azuis e brancos nesse capítulo nos anos que se seguiram a Super-Mário - no número de golos feitos de cabeça. Soares já festejou 55 vezes (em 115 jogos) pelo FC Porto e 40 por cento das vezes (22) foram na sequência de cabeceamen­tos, como se pode ver na tabela que publicamos aqui ao lado. É verdade que Falcao marcou muito mais (72 golos em duas temporadas no Dragão), mas apenas 29,1 % foram pelo ar. À frente de Soares, entre os avançados do FC Porto dos últimos dez anos, está apenas Jackson Martínez, atualmente no Portimonen­se, com 24 golos de cabeça em 136 jogos pelos portistas.

Se olharmos para a percentage­m de golos de cabeça, está no atual plantel do FC Porto o jogador com melhor aproveitam­ento: dos oito golos assinados por Zé Luís, metade foram nas alturas, na sequência de cruzamento­s ou de cantos. Nestas contas não foram incluídos os centrais que, por norma, fazem os seus golos de cabeça quando vão às áreas contrárias nas bolas paradas.

Soares chega assim ao fim da primeira metade da época em grande forma, batendo a concorrênc­ia interna. Uma eventual saída neste mercado parece, por isso, colocada de parte.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal