O Jogo

Champions à vista numa cambalhota

Tottenham vence por 2-1 na receção ao Brighton com golos de Kane e Dele Alli na segunda parte, respondend­o ao tento de Webster

- RODRIGO CORTEZ

Spurs beneficiam do empate do Sheffield United para se apropriare­m provisoria­mente da quinta posição e ficam a três pontos da quarta, dada a derrota do Chelsea contra o Southampto­n, em casa

O Tottenham esteve a perder por 1-0, mas com dois golos na segunda parte, venceu o Brighton por 2-1, resultado que lhe permitiu terminar o dia na quinta posição. Os Wolves, porém, ainda podem ultrapassa­r os spurs, caso derrotem hoje o Man. City.

José Mourinho estreou no Tottenham um sistema de três centrais, o que, na sua carreira, aconteceu pela primeira vez no Benfica, em 2000. Os resultados foram tão catastrófi­cos (derrota por 3-0 com o Marítimo) que o técnico raramente voltou a recorrer ao sistema – só há duas épocas, no Man. United, o fez com alguma frequência.

Ontem, a experiênci­a até começou por sair furada: o técnico português queria Aurier e Sessegnon a tomarem conta das alas de uma ponta à outra, permitindo a Dele Alli e Lucas Moura explorarem espaços interiores no ataque, no apoio a Kane. O esquema não funcionou e o Tottenham acusou também a ausência de Son (castigado). A equipa parecia partida e só criava perigo através das bolas longas de Alderweire­ld e Winks para as

Dele Alli, ao centro, finalizou de primeira para apontar o golo do triunfo costas da defesa contrária. O Brightonap­roveitouem­arcou numa bola parada, assustando Mourinho, que sentia o espectro de novo desaire a pairar, após a derrota caseira com o Chelsea na ronda anterior.

Um lance atabalhoad­o mudou tudo: Lucas Moura rodopiou à frente da área e, após ressalto, a bola sobrou na direção de Kane. Ryan defendeulh­e o primeiro remate, mas não o segundo. Uma jogada de sorte que foi um clique motivacion­al para uma equipa que a partir daí, sim, começou a jogar um futebol harmonioso. Para tal bem contribuír­am as entradas de Lo Celso e de Eriksen, sobretudo este, a originar o golo da reviravolt­a num grande passe para Aurier, que amorteceu para Dele Alli, que fez o 2-1 de primeira.

Os spurs agarraram o Sheffield United, que empatou 1-1 em casa contra o Watford. O Chelsea, por outro lado, perdeu em casa por 2-0 frente ao Southampto­n. Cédric foi titular nos saints, que deram uma ajuda a Mourinho, cuja equipa ficou a três pontos do quarto lugar, ocupado pelos blues.

Nestas contas entra também o Manchester United, que goleou (4-1) o Newcastle com soberba exibição. Cantona tinha dito no dia anterior que este United parece um “velho a praticar sexo”. Os atletas acusaram o toque e jogaram como se tivessem tomado Viagra.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal