O Jogo

FÓRMULA 1 VIRTUAL PARA AMENIZAR A ESPERA

Enquanto as corridas reais não arrancam, devido ao coronavíru­s, os fãs da prova-rainha do automobili­smo podem matar saudades no F1 Virtual Grand Prix já a partir de amanhã

- CATARINA DOMINGOS

Competição tem os Grandes Prémios já adiados (Barém, China, Países Baixos, Espanha e Vietname) e os pilotos do Grande Circo habituados aos simuladore­s – e alguns loucos por eSports

Não vale pontos para o Mundial de pilotos de Fórmula 1, que só deve arrancar com o Grande Prémio do Azerbaijão (junho) devido à doença Covid-19, mas foi a maneira encontrada para os adeptos matarem saudades do Grande Circo. O organismo lançou o F 1 V ir tualGrandP­rix,u ma competição virtual para os dias em que estavam agendados os Grandes Prémios adiados pela pandemia.

As corridas vão ser disputadas no jogo F1 2019, desenvolvi­do pela Codemaster­s e que existe há três épocas, contando com a participaç­ão de alguns pilotos, habituados a preparar as provas em simuladore­s, o que faz com que se juntem as duas áreas de forma inédita. A ideia vai envolver convidados famosos, mas, logo entre os pilotos, há fanáticos dos eSports, como é ocas ode Max Verstappen (Red Bull), Carlos Sainz Jr. e Lando Norris (McLaren). Este último chega a ser alvo de brincadeir­a dos colegas, que lhe dizem que a consola é a sua namorada!

Os fãs podem acompanhar os Grandes Prémios virtuais nas várias plataforma­s da Fórmula 1, sendo o primeiro o do Barém, numa competição que terá metade das voltas que seriam feitas em Sakhir (28), a duração de uma hora e uma qualificaç­ão para definir a grelha de partida. Seguir-se-ão China, Países Baixos, Espanha e Vietname, podendo a lista crescer caso surjam mais adiamentos – o GP do Mónaco, que foi cancelado, não está incluído na iniciativa e o circuito holandês de Zandvoort ainda pode cair, segundo o “Motosport”. As pistas que não tiverem representa­ção virtual, como Hanoi, serão substituíd­as por outras. “Com os eventos desportivo­s em espera em todo o mundo, é ótimo que um jogo oficial da Fórmula 1 possa ajudara preenchere­s te vazio ”, disse Frank Sagnier, CEO da Codemaster­s no lançamento.

 ??  ?? Fanáticos: Lando Norris e Max Verstappen são adeptos dos eSports
Fanáticos: Lando Norris e Max Verstappen são adeptos dos eSports
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal