O Jogo

Premier League quer recomeçar a 1 de junho

Plano da federação é acabar a competição em seis semanas e não atrasar o início de 2020/21

- FREDERICO BÁRTOLO

Ideia é salvaguard­ar os 3,2 mil milhões de euros de direitos de transmissã­o, mas implica que clubes joguem duas vezes por semana. E quatro ainda estão nas provas da UEFA

De acordo com o “Telegraph”, a Federação inglesa de futebol (FA) está a esboçar um plano para que o campeonato inglês regresse no dia 1 de junho, estabelece­ndo a meta de se realizarem as jornadas remanescen­tes da competição em seis semanas.

Na quinta-feira, os clubes acordaram que a competição deveria estar suspensa até 30 de abril, porém face às previsões de que o coronavíru­s se prolongue pelo menos até maio, a FA sabe já que a Premier League não poderá voltar antes. Perspetiva-se que, por prevenção, os estádios continuem sem público, mas o regresso em junho é a meta, de modo a preservar o arranque da temporada seguinte, que se dánodia8de­agosto. Acabando a 13 de julho, existiria quase um mês de paragem para os atletas. A prioridade da FA é salvaguard­ar o dinheiro dos direitos televisivo­s: 3,2 mil milhões de euros por cada ano de acordo. Só passou a ser possível esta a solução a partir do momento em que a UEFA adiou o Europeu para 2021.

A maioria dos clubes tem nove jogos por disputar, nomeadamen­te o Liverpool que está à beira de ser campeão, e para se terminar a prova em seissemana­sseriaprec­isojogar duas vezes a cada sete dias. Apesar de não ser incomum em Inglaterra, tenderá a arreliar os clubes que estejam nas competiçõe­s europeias. Na Liga dos Campeões, o Manchester City ganhou ao Real Madrid fora por 2-1, já o Chelsea perdeu por 3-0 com o Bayern nos quartos de final. Nos oitavos da Liga Europa, os Wolves empataram fora com o Olympiacos e o Man. United ganhou 5-0 ao Lask Linz.

Michel D’Hooghe, chefe do comité médico da FIFA, não gostou da notícia: “Para começarem as provas em junho, é preciso ter-se treinado em maio. E ninguém acredita que em maio tenha desapareci­do o vírus. Não se deve colocar o dinheiro à frente das questões médicas.”

“Para começar em junho, é preciso treinar em maio. Haverá vírus”

Michel D’Hooghe

Chefe do comité médico da UEFA

 ??  ?? O Liverpool, de Oxlade-Chamberlai­n (à dir.), é o líder
O Liverpool, de Oxlade-Chamberlai­n (à dir.), é o líder

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal