O Jogo

OS 23 GOLOS DOS DEFESAS RESGATARAM 18 PONTOS NA LIGA

Alguns dos 23 golos de defesas portistas foram verdadeira­mente decisivos. Se subtraísse­mos os golos de defesas ao resultado final, o FC Porto poderia ter menos 18 pontos na Liga: foi assim contra Portimonen­se (duas vezes), Marítimo, Aves, Boavista, Belene

-

10 AGOSTO Gil Vicente-FC Porto: 2-1

73’ ALEX TELLES

O FC Porto entra no campeonato com o pé esquerdo. Mas foi precisamen­te com esse pé que Alex Telles apontou uma grande penalidade que deu o empate. Só que Kraev voltou a marcar pelo Gil, apenas quatro minutos depois.

1 SETEMBRO FC Porto-V. Guimarães: 3-0

88’ MARCANO

O central fecha as contas na 4.ª jornada: um remate de Luís Díaz sai fraco, mas Miguel Silva solta a bola para a frente e Marcano surge no sítio certo para fazer o desvio para o fundo das redes.

15 SETEMBRO Portimonen­se-FC Porto: 2-3

Jogo impróprio para cardíacos no Algarve, com o FC Porto a desperdiça­r uma vantagem de dois golos mas A chegar ao triunfo em cima da hora. Alex marca de penálti e depois aponta o canto para Marcano cabecear.

25 SETEMBRO FC Porto-Santa Clara: 1-0

45’+2’ DIOGO LEITE

Grande jogada de Nakajima no lado esquerdo, a cruzar para a cabeça de Diogo Leite. O central decidiu este jogo da Taça da Liga.

19 OUTUBRO Coimbrões-FC Porto: 0-5

12’ MBEMBA

O congolês estreia-se a marcar esta temporada num lance que nasce num canto. A defesa afasta e a bola sobra para Otávio, que cruza para o defesa.

30 OUTUBRO Marítimo-FC Porto: 1-1

84’ PEPE

Lance confuso, com Pepe a marcar após saída de Amir. Grolli ainda tenta cortar, mas a bola já tinha ultrapassa­do a linha. O internacio­nal português evita a derrota.

3 NOVEMBRO FC Porto-Aves: 1-0

13’ MARCANO

Otávio no cruzamento e melhor ainda Marcano na finalizaçã­o, de primeira. Um golo madrugador, mas que seria decisivo frente a um dos últimos classifica­dos

10 NOVEMBRO Boavista-FC Porto: 0-1

9´ ALEX TELLES

Depois de um livre indireto, a bola é afastada pela defesa do Boavista e sobra para Alex Telles atirar uma bomba indefensáv­el do meio da rua. Foi até o golo do mês para a Liga. Aconteceu cedo no jogo, mas foi o bastante para vencer o dérbi da Invicta.

24 NOVEMBRO FC Porto-V. Setúbal: 4-0

Livre bem batido por Alex Telles para uma defesa incompleta de Makaridze, com Mbemba a surgir para cabecear para o golo na recarga. O central abriu o caminho para uma vitória tranquila na 4.ª eliminatór­ia da Taça.

5 DEZEMBRO Casa Pia-FC Porto: 0-3

50’ SARAVIA

Grande passe de Sérgio Oliveira, a lançar a bola alta para as costas da defesa do Casa Pia, onde aparece muito bem Saravia, a cabecear para o fundo das redes. O primeiro e único golo do argentino, entretanto cedido ao Internacio­nal de Porto Alegre

8 DEZEMBRO Belenenses-FC Porto: 1-1

32’ ALEX TELLES

Jogo polémico no Jamor, com incidentes no túnel ao intervalo entre as equipas técnicas. Os dragões saíram a perder, mas empataram de penálti. Nesta ronda, o FC Porto deixou o Benfica fugir na classifica­ção.

10 JANEIRO Moreirense-FC Porto: 2-4

39’ ALEX TELLES

Deslocação sempre difícil a Moreira de Cónegos, com Alex Telles a fazer, de grande penalidade, o 2-1 para o FC Porto, depois de Fábio Abreu e Soares terem marcado.

14 JANEIRO FC Porto-Varzim: 2-1

40’´ MARCANO

Livre lateral de Sérgio Oliveira e Marcano a aparecer de cabeça e a marcar, devolvendo a liderança no marcador e resolvendo esta eliminatór­ia da Taça

22 JANEIRO V. Guimarães-FC Porto: 1-2

66’ ALEX TELLES

Um minuto depois de Tapsoba adiantar os minhotos, Alex, com um tiro rasteiro de fora da área, empatou. Soares fez o segundo, selando a passagem à final da Taça da Liga.

28 JANEIRO FC Porto-Gil Vicente: 2-1

45’+2’ MARCANO

Os minhotos marcaram aos 45’ e, dois minutos depois, mesmo em cima do apito para o intervalo, Uribe fEz um passe longo para Marcano aparecer a cabecear.

1 FEVEREIRO V. Setúbal-FC Porto: 0-4

44´ ALEX TELLES

Passe fabuloso de Sérgio Oliveira a descobrir Alex Telles desmarcado na esquerda. O lateral, depois de uma grande receção, fuzilou Makaridze. Era o 2-0.

8 FEVEREIRO FC Porto-Benfica: 3-2

38’ ALEX TELLES

Apesar da enorme carga emotiva do clássico, o brasileiro não tremeu dos 11 metros, batendo Vlachodimo­s para devolver a vantagem (2-1) aos dragões, que encurtaram a desvantage­m para quatro pontos.

12 FEVEREIRO FC Porto-Ac. Viseu: 3-0

19’ ALEX TELLES

Depois do empate em Viseu, Alex Telles abriu o caminho, de penálti, para um triunfo tranquilo rumo à final da Taça de Portugal.

22 FEVEREIRO FC Porto-Portimones­e: 1-0

87’ ALEX TELLES

Num jogo com uma mão-cheia de ocasiões desperdiça­das, o triunfo chegou em cima do final, numa bomba de Alex Telles do meio da rua, sem hipótese de defesa para Gonda.

2 MARÇO Santa Clara-FC Porto: 0-2

Manafá começa uma triangulaç­ão com Sérgio Oliveira e o médio faz um excelente passe que o lateral domina de forma orientada para bater Marco. Depois, Marcano marca de cabeça após cruzamento de Sérgio Oliveira. O FC Porto passou para a frente do campeonato.

7 MARÇO FC Porto-Rio Ave: 1-1

18’ MBEMBA

O FC Porto adianta-se na sequência de um canto em que Nakajima não deixa a bola sair e cruza atrasado para a zona frontal, onde o congolês atira rasteiro. Último golo antes da suspensão da Liga.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal