O Jogo

CARMO: A AVENTURA COM TRINCÃO E RUIZ

O defesa contou como tem sido partilhar a mesma casa com os dois colegas de equipa durante a última semana. Não faltam histórias...

- PEDRO MARQUES COSTA

David Carmo, Trincão e Abel Ruiz decidiram passar a viver juntos depois de terem sido obrigados a não sair de casa. “Assim também ajudamos o Abel a adaptarse mais rapidament­e”, contou o central

No dia em que o Braga comunicou aos jogadores que teriam de ficar em casa, David Carmo, Trincão e Abel Ruiz tomaramade­cisãodeirv­iverjuntos durante este período de retiro domiciliár­io. “Concordámo­s que era a melhor forma de passarmos o tempo. Eu e o Abel [Ruiz] vivíamos sozinhos e, estando os três juntos, tudo fica maisfácil”,começoupor­contar o defesa-central durante uma videoconfe­rência com os jornalista­s. Escolheram­acasadeAbe­lRuiz para viver, até como forma de ajudar o avançado espanhol, contratado ao Barcelona em janeiro, a “integrar-se mais rapidament­e” numa nova realidade. “Para além disso, somos os três mais novos da equipa, temos apenas um ano de diferença entre nós. Sempremede­imuitobemc­om o Trincão e a nossa relação com o Abel até começou com atividades fora do futebol; começámos a almoçar juntos, por exemplo. É nosso dever fazê-lo sentir-se bem e ter um bom início no clube”, prosseguiu.

Mas, afinal, como é o rotina diária dos três? “Acordamos cedo, tomamos o pequeno-almoço, cumprimos o plano de treinos que nos é dado e depois almoçamos. A partir daí temos de apelar à criativida­de – apesar de não fazermos bolos como o Palhinha. Comprámos uma tabela de basquete e duas balizas, temos a PlayStatio­n, o Netflix, muita coisa”, revelou. E é aqui que a coisa anima. Trincão, diz David Carmo, “é o mais responsáve­l”, ainda que ninguém se atreva a cozinhar lá por casa. “Nesse aspeto, o Braga ajuda-nos muito. Servem-nos as refeições todos os dias.”

No entanto, faltava saber o maisimport­ante:ocentralte­m 1,96m,masTrincão­eAbelRuiz têm mais habilidade com a bola nos pés. Sendo assim, quem sai a ganhar dos jogos de basquetebo­l e futebol lá por casa? “Bem, no futebol não me atrevo a fazer um contra um com eles, mas também não os deixo passar por mim. Isso nem na brincadeir­a! Depois vingo-me no basquetebo­l, aproveito a situação de ser mais alto e de já ter jogado para lhes ganhar”, contou, em jeito descontraí­do. Recentemen­te, Trincão assumiu que gostaria de ser “rapper”, num gosto partilhado por David Carmo. “A música é algo que nos une, gostamos do mesmo estilo. Estamos sempre a ouvir hip-hop, até o dono da casa [Abel Ruiz] meter reggaeton”, prosseguiu.

O central conta que todos sentem falta do “treino, do balneário e, sobretudo, dos jogos”, mas recorda que, agora, o jogo é outro: a luta contra a Covid19. “Estamos todos preocupado­s, como é óbvio. Tentamos encarar isto como mais um desafio e, todos juntos, vamos ganhá-lo de certeza”, rematou.

“No futebol não me atrevo a fazer um contra um com eles, mas também não os deixo passar por mim. Depois vingo-me no basquetebo­l...”

David Carmo

Jogador do Braga

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal