O Jogo

Do distrital à luta inesperada pelo topo

Pedro Barroso orienta o segundo da Série C do CdP. Desempenho “excede” as expectativ­as

- JOÃO MAIA

O Benfica e Castelo Branco subiu ao segundo lugar da Série C do Campeonato de Portugal antes de o coronavíru­s suspender o futebol. Pedro Barroso, treinadord os albicastre­nses, afirma que o desempenho­está“a superaras expectativ­as” deu ma equipa “outsider” e comum orçamento “bastante inferior” quando comparado com, outros adversário­s. Esteéoan ode estreia de Barroso, de 34 anos, enquanto técnico principal num escalão nacional. “É a primeira vez que sou profission­al como treinador principal, embora já o tivesse sido como adjunto. Deixei a família no Norte e saí da minha zona de conforto”, explica. Natural de Penafiel, Pedro Barroso, que até à temporada passada dividia o futebol com o ensino de Educação Física, jogou nos durienses nas camadas jovens, mas, chegado a sénior, resolveu largar o futebol em detrimento da universida­de. “Não dava para conciliar o futebol com a faculdade e então fui para o ISMAI licenciar-me em Educação Física e, posteriorm­ente, tirar um mestrado. Sou um apaixonado pelo treino desde muito novo e comecei a treinar os sub-10 do Penafiel com 18 anos. No ano seguinte já orientava os sub16”, recorda.

Voltando ao presente, o início de temporada foi intermiten­te, mas a equipa recuperou fôlego e, nos últimos 12 jogos, só perdeu um, tendo vencido oito. “Começámos mal. Três quartos do plantel é novo, com uma equipa técnica e uma Direção novas, mas tivemos a capacidade de nos superarmos”, realça, sintetizan­do os pontos fortes da equipa. “Somos muito organizado­s e defendemos bem. Não sofremos golos nos últimos três jogos, embora também gostemos de ser dominadore­s. No plano ofensivo, procuramos ter bastante critério na definição”, refere. Todavia, a formação do plantel também foi complicada. “Este é um clube sério, mas com um baixo orçamento e que sofre pela interiorid­ade. Jogadores com família não querem vir para cá, por isso apostamos nos atletas jovens e com intenções de se valorizare­m”, conclui.

“Sou um apaixonado pelo treino. Comecei a treinar os sub-10 do Penafiel com 18 anos” “Somos muito organizado­s, defendemos bem e temos bastante critério na definição”

Pedro Barroso

Treinador do BC Branco

 ??  ?? Pedro Barroso começou como treinador aos 18 anos
Pedro Barroso começou como treinador aos 18 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal