O Jogo

“Vlachodimo­s está na moda”

O treinador de guarda-redes explica evolução do grego mas não deixa cair Svilar e Zlobin

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

O técnico realça “melhoria” do camisola 99 e refere que, antes do Benfica, ele foi treinado para ficar entre os postes enquanto agora lhe é pedido o contrário. E diz que é preciso “regar” os outros dois

Fernando Ferreira, treinador de guarda-redes do Benfica, reconhece que Vlachodimo­s teve de mudar o seu estilo de jogo para se adaptar ao que Bruno Lage pretende. Em reportagem da BTV sobre os três guardiões do plantel (Vlachodimo­s, Svilar e Zlobin), Fernando Ferreira elogiou o grego. “Grande fatia da responsabi­lidade [da evolução] de Vlachodimo­s vem dele próprio, que veio de uma escola onde lhe ensinaram que primeiro era melhor defender a baliza e só depois o espaço. Aqui, tem um treinador de guarda-redes e um treinador principal que lhe dizem que precisa de defender o espaço pois querem a equipa mais à frente. Ele tem tido uma melhoria, agora o próximo passo é a consistênc­ia de fazê-lo sempre”, analisa o técnico das águias, que vê o camisola 99 como “um guarda-redes que está na moda, com moral”.

Fernando Ferreira vê um trio de qualidade, cada um à sua maneira. “Todos têm enorme potencial. O que me salta mais à vista no Odi [Odisseyas Vlachodimo­s] é a capacidade de ser pouco emocional no jogo. Trabalhou três anos na Grécia e o ambiente passa-lhe completame­nte ao lado. Além disso, é muito ágil e explosivo. Já o Ivan [Zlobin] é muito poderoso, potente e tem uma boa ‘pega’. Mile [Svilar] é super-rápido e tem a coragem como imagem de marca”, aponta. Mesmo sem jogarem, os dois últimos têm apoio total: “Se os deixar cair, a intensidad­e vai cair e isso vai prejudicar Vlachodimo­s.

Com Svilar e Zlobin atrabalhar­assim,Vlachodimo­s vai continuar a ter intensidad­e elevada e a manter o nível que tem exibido.” Ferreira pede paciência para quem não joga. “Há um que joga e, agora, é o Vlachodimo­s. Mas, qualquer um dos que não jogam, se o virem numa primeira liga, todos dirão que o querem ter. Temos de regar as plantas e não ficar só à espera que chova”, diz, frisando que “todos têm excelente relação”. No fim, uma palavra para Bruno Lage: “Tem um nível bastante elevado e dá-me total autonomia. É um líder que incute o espírito positivo de vitória.”

 ??  ?? Vlachodimo­s está a mudar o estilo de jogo para se adaptar às ideias de Bruno Lage
Vlachodimo­s está a mudar o estilo de jogo para se adaptar às ideias de Bruno Lage
 ??  ?? FERNANDO FERREIRA, 41 ANOS, ESTEVE COM BRUNO LAGE NA EQUIPA B TAMBÉM NA FUNÇÃO DE TREINADOR DE GUARDAREDE­S
FERNANDO FERREIRA, 41 ANOS, ESTEVE COM BRUNO LAGE NA EQUIPA B TAMBÉM NA FUNÇÃO DE TREINADOR DE GUARDAREDE­S

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal