O Jogo

Piris da Motta é para fechar semana

Dossiê treinador avança nos próximos dias e o pódio é a meta

- TOMAZ ANDRADE

O Braga garantiu anteontem um lugar histórico no campeonato (terceira vez que terminou no pódio), ainda por cima com a ultrapassa­gem ao Sporting a ser feita em cima da linha da meta, mas a festa, apesar de intensa, não durou muito tempo. O dossiê da escolha do novo treinador é o assunto prioritári­oparaAntón­ioSalvador,quepretend­efecharaco­ntratação sem demoras, tanto mais que, este ano, o período de férias é mais curto do que o habitual. Terminado o ciclo de Artur Jorge à frente da equipa, o presidente bracarense prepara-se para anunciar o novo treinador depois de reduzir a lista inicial de opções e, pelas informaçõe­s recolhidas até ontem, João Pedro Sousa (o candidato há muito anunciado nos bastidores, que se desviou do assunto quando foi confrontad­o) e Carlos Carvalhal são os nomes que circulam, mas do clube não transpira nenhuma reação. Ontem, saiu apenas a certeza de que o dossiê não seria concluído.

Sabe-se que João Pedro Sousa, que tem mais um ano de contrato com o Famalicão, entra nas preferênci­as de Salvador depois do bom trabalho efetuado na primeira época como responsáve­l principal, mantendo o clube minhoto a lutar pela Europa até à última jornada, um cenário algoinespe­rado antes do arranque da temporada. Em Braga, até pela conquista do terceiro lugar, o teste seria naturalmen­te mais exigente, tal como a pressão, algo com que o treinador dos famalicens­es lida sem dificuldad­es. De resto, o técnico tem também a vantagem de conhecer o clube depois de duas épocas como adjunto dos sub-19 (2010/11 e 2011/12).

Mas se João Pedro Sousa foi o primeiro nome a ser apontado, e continua a ser tido como claro favorito,nas últimas horas a hipótese de a escolha recair em Carlos Carvalhal também foi especulada. O treinador está de saída do Rio Ave e, além de propostas do estrangeir­o (Flamengo foi citado), tem convites de Portugal, não sendo difícil descobrir a proveniênc­ia dessas abordagens atendendo ao panorama atual dos diversos clubes; Braga e Vitória são emblemas que se preparam para efetuar mudanças de treinador. Carvalhal conhece o clube bracarense, onde esteve como treinador na época 2006/07, de

onde pediu para sair pela pressão que os filhos sofriam.

Seja qual for a escolha de António Salvador, a próxima época é muito importante para o Braga. O terceiro lugar de 2019/20 funciona como barómetro e a expectativ­a é, no mínimo, igualar esta classifica­ção, dado que na próxima temporada esse posto dará acesso à terceira pré-eliminatór­ia da Liga dos Campeões (os dois primeiros classifica­dos entrarão diretament­e na fase de grupos).

O dinheiro que estará em causa poderá ser um trampolim para o Braga forçar a intromissã­o nos dois primeiros lugares.

“Estamos preparados para começar a planear a próxima época”

António Salvador

Presidente do Braga “Senti que o Braga e a cidade iriam marcar a minha vida e não me enganei” “Sou mais um que irei torcer pelo vosso sucesso. Quiçá um dia nos possamos voltar a encontrar”

Palhinha

Médio do Braga “Só assim era possível, como uma verdadeira equipa. Obrigado a quem acreditou em nós”

Esgaio

Defesa do Braga

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Trincão e Artur Jorge num adeus que os une
Trincão e Artur Jorge num adeus que os une
 ??  ?? Palhinha vai, para já, voltar ao Sporting
Palhinha vai, para já, voltar ao Sporting

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal