O Jogo

F1 em Portugal começou em 58

A classe rainha do desporto automóvel, que este ano regressará a terras lusas, estreou-se no Porto

- RUI GUIMARÃES

Foi no circuito da Boavista, com vitória do britânico Stirling Moss, que, em 1958, Portugal recebeu o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1. Agora, devido à pademia, Portimão abrirá as portas

Portugal vai voltar a receber um Grande Prémio de Fórmula 1, em outubro, entre os dias 23 e 25, no Autódromo Internacio­nal do Algarve, resultado de uma série de cancelamen­tos devido à pandemia de covid-19. O anúncio oficial foi feito na sexta-feira, no mesmo dia em que foram igualmente confirmado­s os circuitos Nurburgrin­g (Alemanha) e Imola (Itália).

Mas, apesar deste regresso do Grande Circo a Portugal dar-se 24 anos depois da última passagem - em 1996, no Estoril, com vitoria do canadiano Jacques Villeneuve, num Williams, tendo ainda ido ao pódio o britânico Damon Hill (Williams) e o alemão Michael Schumacher (Benetton) - a história da classe rainha no nosso país vem de longe, desde o ano de 1958, quando, na Boavista, no Porto, se disputou entre nós o primeiro Grande Prémio de Fórmula

1. Foi no dia 14 de agosto, com o britânico Stirling Moss (Vanwall) a tornar-se o primeiro vencedor em Portugal. Um ano depois, Moss repetiu o triunfo, mas dessa vez no circuito de Monsanto, em Lisboa. A prova regressari­a à Boavista em 1960, com a vitória a pertencer ao australian­o Jack Brabham (Cooper-Climax).

Seja como for, refira-se que já desde 1950 se realizavam corridas na Boavista (de 1950 a 1953) e em Monsanto (1954 e 1957), que atraíam grandes nomes do automobili­smo mundial, como os argentinos José Froilán Gonzalez e o consagrado Juan Manuel Fangio, apesar dessas provas ainda não integrarem­onovocampe­onato de Fórmula 1, criado no início da década.

De grande relevo, na história daFórmulae­mPortugal,éainda o facto de ter sido cá a primeira vitória do brasileiro Ayrton Senna, piloto tragicamen­te falecido em pista (foi a direito na curva Tamburello, no Grande Prémio de San Marino, a 1 de maio de 1994) mas que, ainda assim, foi tricampeão mundial, em 1988, 1990 e 1991.

Senna venceu o primeiro Grande Prémio dele em 1985, ano em que a prova se realizou no Estoril, em abril, aproveitan­do as condições atmosféric­as adversas que se fizeram sentir nesse dia, numa tarde de muita chuva. O brasileiro, então com 25 anos e a pilotar um Lotus, na segunda época na Fórmula 1, conquistou no Autódromo Fernanda Pires da Silva, no Estoril, a primeira de 41 vitórias da carreira.

Ao todo, Portugal recebeu 16 vezes a Fórmula 1, com o Autódromo Internacio­nal do Algarve, em Portimão, a ser o quarto palco, na 11.ª prova do Mundial. Boavista, no Porto, Monsanto e Estoril foram as outras quatro pistas utilizadas.

 ??  ?? O Porto, em 1958, foi a primeira cidade portuguesa a receber a Fórmula 1
O Porto, em 1958, foi a primeira cidade portuguesa a receber a Fórmula 1

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal