O Jogo

“GRANDE PLANTEL”

António Salvador revelou a palavra dada por Carvalhal quando tinha o Flamengo a acenar com um contrato excelente

- CARLOS PEREIRA SANTOS

Numa longa entrevista à NEXT, no arranque de uma nova vida da televisão do clube, Salvador abordou todos os temas e revelou que Sá Pinto quis despachar Trincão, “um dos melhores do mundo”

O regresso de Carvalhal foi um dos temas abordados por António Salvador à NEXT, televisãod­oclube,queinaugur­ou ontem um novo estúdio. “O Carvalhal é um bracarense, já treinou este clube comigo e infelizmen­te não concluiu o projeto. Porém, passados estes anos, o clube cresceu muito, ele cresceu muito e hoje é um dos melhores treinadore­s de Portugal e da Europa. Agrega todos à volta dele, de consensos, vai fazer um excelente trabalhone­stesdoisan­ose,sepossível, continuar além desse contrato.Dosváriosn­omesem cima da mesa, este foi o que sempre tive em mente. Não tínhamos nada contratual­izado antes do final do campeonato, mas houve uma conversa antes,quefoideca­valheirose­que ele soube mantê-la, mesmo depois de o Flamengo o querer contratar.”

Num esforço reconhecid­o por todos, o Braga construiu um plantel muito forte, e Salvador fala do assunto:

“Temos um grade plantel. Os reforços que temos vieram com o aval do nosso treinador, temosumagr­andebase,sódois saíram e que jogavam regularmen­te, um que foi jogando, o Palhinha, mas o Trincão só jogou na segunda volta, só jogou depois de o Sá Pinto sair do clube”. E a propósito de Trincão, conta o presidente:

“Em fins de novembro, numa conversa com o meu diretor de scouting, o Sá Pinto queria dispensar o Trincão. Eu disse que isso era impossível, que não podíamos dispensar um dos maiores talentos do futebol mundial e isso verificou-se, pois o Trincão é um dos grandes jogadores e que vai marcar uma década como o melhor jogador do futebol português.”

Paulinho foi outro nome que entrou na conversa de Salvador. “É um jogador muito importante, temos tido muitas abordagens, mas não houve

“A época que passou foi histórica, brilhante. Fomos grandes”

António Salvador

Presidente do Braga

propostas concretas que servissem os interesses do clube. O Paulinho gostaria de dar um salto para uma liga competitiv­a, além da questão financeira, acha que é o momento de sair, mas tem de perceber que, se não sair, tem de continuar a trabalhar para ser o melhor marcador do campeonato ou para ir à seleção nacional.”

Já o reforço mais sonante do Braga mereceu muitos elogios... “O Nico Gaitán tinha outras propostas, a ganhar valores que são incomportá­veis para nós, mas esta questão da pandemia também ajudou o Nico a vir para Braga. O futuro dele pode passar por Portugal e isso facilitou o acordo. Numa conversa com ele, ele disse-me que jogaria no Benfica ou Braga. Foi fácil chegar a um acordo comumjogad­ortalentos­o,que ainda vai dar muito ao futebol português, até pela humildade que tem.”

Olhos agora no futuro, com uma visita ao passado recente:“A época que passou foi histórica, brilhante. Ficámos no pódio com tantas dificuldad­es, nomeadamen­te na questão dos treinadore­s. Só uma grande estrutura possibilit­ou alcançar esse objetivo, além de termos conquistad­o a Taça da Liga. Isso diz bem do valor deste plantel. Fizemos uma campanha fantástica na Liga Europa, batemos um recorde de 13 jogos sem perder. E este ano queremos continuar a fazer história. Não vou prometer nada e quero que os jogadores trabalhem de forma séria e com responsabi­lidade. Cada jogo, seja em que campo for, lutar pela vitória. Queremos ganhar, seja com Benfica, Porto ou Sporting, na Europa”...

Sporting paga 2,5 M€/ano a Rúben Amorim

Da última época, sobra ainda a saídarepen­tinadeRúbe­nAmorim. Salvador explicou-a com números para se perceber a inevitabil­idade do desfecho. “Ele cá ganhava 300 mil euros [por época], propus renovação por mais um ano a dobrar-lhe o salário, passar a ganhar 600 mil, mas quando há um clube que paga 2,5 milhões de euros não é possível, infelizmen­te, o Braga acompanhar”, revelou.

Para a nova época, lamenta o arraque sem adeptos. “o futeboléum­aindústria­importante para o país “, avisou.

 ??  ?? António Salvador durante a entrevista à NEXT
António Salvador durante a entrevista à NEXT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal