O Jogo

“A ESTRELA DO FC PORTO É SÉRGIO CONCEIÇÃO”

Carlos Carvalhal garante que a sua equipa está preparadís­sima e vai bater-se “olhos nos olhos” com o campeão nacional

- MELO ROSA

Os três triunfos de 2019/20 sobre os dragões são um sinal, para o técnico, de que “é possível e que há confiança”. A sua equipa ainda não está no ponto de rebuçado, mas está pronta para ter eficácia e dinâmica

Na antevisão do primeiro jogo do campeonato, esta noite, no Dragão, com o FC Porto, Carlos Carvalhal garantiu que a sua equipa está“preparada para a competição a sério” e quando foi questionad­o sobre a vantagem de conhecer bem Taremi, um dos reforços do FC Porto, defendeu que a grande estrela do adversário, campeão na cio nal,éo seu treinador. “Taremi é um grande jogador, mas o FC Porto foi campeão nacional na época passada não por uma ação individual, mas pelo coletivo. A haver uma estrela no FC Porto é o Sérgio Conceição que fez um trabalho fantástico. Estamos preocupado­s é pela qualidade da equipa pelo seu todo. Através do coletivo, o Braga vai querer bater-se olhos nos olhos com o FC Porto”, assumiu, prometendo ir “à luta e encarar também todos os adversário­s olhos nos olhos”.

Carvalhal não respondeu diretament­e se considera o FC Porto mais forte do que na época passada, em que foi campeão nacional e conquistou a Taça de Portugal, mas defendeu que “tem mais soluções ofensivas”. No entanto, sublinhou, “a matriz não vai mudar muito”. “O treinador é o mesmo, os jogadores são basicament­e os mesmos. É uma equipa que se baseia essencialm­ente no coletivo e o que temos de fazer é jogar o nosso jogo, colocar a nossa dinâmica em campo, virados para a baliza, que as pessoas gostem do que estão a ver, principalm­ente os nossos adeptos”, acrescento­u.

Depois de ter ganho os três jogos ao FC Porto na época passada – os dois do campeonato e o da Taça da Liga – a fasquia está alta? Uma questão simples que o técnico dos bracarense­s respondeu de forma objetiva: “Significa que é possível, que há confiança. É o primeiro jogo do campeonato, de uma maratona e o que queremos é lutar pela vitória nos jogos todos. Por outro lado, também implica mais respeito do adversário.”

Carvalhal discordou que a sua equipa já esteja nesta altura em ponto de rebuçado. “De

“O FC Porto baseia-se mais no coletivo e o que temos de fazer é colocar a nossa dinâmica em campo, virados para a baliza” “Tem mais soluções ofensivas, mas a matriz não vai mudar muito”

Carlos Carvalhal

Treinador do Braga

forma alguma”, atirou. “Temos um plano de evolução, daquilo que prevíamos estamos muito satisfeito­s. A equipa percebe os momentos do jogo, tem uma matriz de querer a bola. A equipa está preparadís­sima para competir, mas é evidente que só atinge a sua plenitude passados dois ou três meses”, explicou, apontando ainda detalhes da forma de jogar. “O Braga é uma equipa capaz de jogar no campo todo, de interpreta­r muito do que já trabalhámo­s, de ter eficácia em momentos do jogo, tem boa dinâmica, mas vai jogar cada vez melhor. Há dinâmicas adquiridas e outras que se vão adquirindo. Os jogos a sério dão-nos um indicador fortíssimo. Estou satisfeití­ssimo, cumprimos todas as etapas de evolução”, completou.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal