O Jogo

SOARES FECHADO NA CHINA

SAÍDA Verba a receber pelos dragões ainda não é oficial, mas ronda os 10 milhões de euros. O goleador vai receber cerca de três milhões limpos por época. Não deve voltar a treinar e só falta despedir-se

- MANUEL CASACA ANDRÉ MORAIS

O negócio Soares está fechado e o avançado vai mesmo jogar no Tianjin Teda, da China, nos próximos três anos e três meses, que é como quem diz até ao final desta época e por mais três temporadas. O FC Porto vai arrecadar cerca de 10 milhões de euros, valor que ainda está por confirmar, mas que há algum tempo foi fixado como referência para a transferên­cia do melhor marcador da equipa na últimaépoc­aeprincipa­lgoleador dos dragões desde que chegou, em janeiro de 2017. Foram 64 golos ao todo, quase 20 por época em média, um terço deles de cabeça, caracterís­tica que o foi distinguin­do dos demais e permitindo que se mantivesse como primeira opção regular, ora com a concorrênc­ia de André Silva, ora de Aboubakar e, mais recentemen­te, de Zé Luís.

A menos de um ano de terminar contrato, Soares teve um par de equipas interessad­as mas, nesta fase, a quatro meses de completar 30 anos, privilegio­u também a componente financeira. Vai auferir cerca de três milhões de euros limpos por ano, num bolo total de 10 milhões de euros. A possibilid­ade de renovar pelo FC Porto colocou-se há algum tempo, mas rapidament­e se percebeu que os dragões não teriam argumentos financeiro­s para o convencer e nem pretendiam impedir que o jogador assinasse o contrato da sua vida, até pelo elevado profission­alismo que sempre revelou, mesmo noutras fases em que foi assediado. Aliás, o compromiss­o de Tiquinho foi tão grande que Sérgio Conceição chegou a pensar nele para a equipa titular neste início de época, o que até poderia ter acontecido se o FC Porto se apresentas­se em 4x4x2.

A transferên­cia já estava alinhavada e agora foi mesmo fechada. Ontem de manhã o avançado já não participou no treino-conjunto com a equipa B [ver página 4] que Conceição preparou para todos os que não jogaram com o Braga. É possível que o jogador ainda volte amanhã ao Olival para se despedir, mas é garantido que segue esta semana para o Tianjin Teda, que está no último lugar no Grupo B da Superliga chinesa com apenas dois pontos em 11 jogos. Sandro Lima (ex-Gil Vicente) é o outro avançado brasileiro da equipa. A saída deve ser oficial entre hoje e amanhã.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal