O Jogo

“Seleção? Claro que fica mais complicado”

-

Beto tem 34 internacio­nalizações, dos sub-15 aos A, 16 delas pela seleção principal. O guarda-redes reconhece que as possibilid­ades de ser convocado diminuem ao vir para a II Liga, mas não desiste

Beto quer retribuir o que o Leixões fez por ele em 2006.

É natural de Loures, fez parte da formação no Sporting, ganhou quase tudo no FC Porto, mas porquê esta ligação tão especial ao Leixões?

—Eu anunciei o meu regresso ao Leixões no Dia Internacio­nal da Gratidão. Andamos a perder essa palavra tão bonita que é o obrigado. Em 2006, quando tudo parecia tão difícil na minha carreira, o Leixões deu-me a mão e a oportunida­de para me reerguer no futebol profission­al. Não posso, não devo nem quero jamais esquecer o que o Leixões, na pessoa do Vítor Oliveira na altura, fizeram por mim. Achei por bem reunir todos esses fatores para optar pelo regresso ao Leixões. Sou o que sou hoje muito graças a essa oportunida­de e é altura de eu retribuir.

Em 2006 o Beto precisava muito mais do Leixões. Hoje, é o Leixões que precisa mais do Beto para se reerguer?

—Venho para aqui para ajudar o Leixões a dar um passo em frente. Toda a gente sabe que o clube tem passado anos de dificuldad­es, esta Direção está a trabalhar para reerguer o Leixões e venho para aqui para ajudar o clube e os meus colegas a crescerem.

A Seleção ainda é atingível, apesar de estar na II Liga?

—Obviamente, sei que as coisas ficam mais complicada­s e difíceis para mim, mas é legítimo da minha parte continuar a sonhar. Continuare­i sempre a sonhar e a trabalhar, tendo a noção exata das coisas, mas ninguém me pode proibir de trabalhar.

Como é que acha que os jogadores mais novos olham para um reforço com quatro Ligas Europa no palmarés, uma Liga das Nações e sete troféus internos?

—Quando entrei no balneário, disse aos meus colegas que não sou mais nem menos do que eles, só sou mais um para ajudar o clube e o grupo de trabalho. Aqui ninguém vem rotulado de estrela, muito menos eu. Somos todos iguais e a lutar pelo mesmo.

Beto esteve nos Mundiais da África do Sul (2010), Brasil (2014) e Rússia (2018). Também foi convocado para o Euro 2012 e para a Taça das Confederaç­ões, em 2017

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal