O Jogo

Martínez pressiona para sair

Conceição favorito a um Dragão de Ouro inédito

- BRUNO FILIPE MONTEIRO ANDRÉ MORAIS

Espanhol vai hoje a jogo pelo Famalicão, mas pede fim do impasse

Lista de vencedores da estatueta de Treinador do Ano é variada. Artur Jorge foi o primeiro a recebê-la, mas só Ljubomir Obradovic (andebol) repetiu a conquista, em anos de crise no futebol

bbbOOanúnc­iodosvence­dores da 33.ª edição dos Dragões de Ouro deverá confirmar Sérgio Conceição como vencedor do galardão de Treinador do Ano. A conquista da dobradinha na última época, depois de no campeonato ter recuperado de uma desvantage­m de sete pontos em relação ao Benfica, e na sequência de um período particular­mente complicado devido à pandemia de Covid19, coloca o técnico de 45 anos na iminência de se tornar o primeiro a vencer o galardão por duasocasiõ­esnoqueaof­utebol diz respeito. Até agora, apenas umtreinado­rtememcasa­mais do que uma estatueta nesta categoria. Trata-se de Ljubomir Obradovic, do andebol, que não venceu por duas, mas sim por três vezes este Dragão: em 2010, em 2013 e em 2014 [ver quadro vencedores].

O primeiro Dragão de Ouro de Treinador do Ano de Sérgio Conceição, que em 1997 já havia arrecadado um como Futebolist­a do Ano, também surgiu na ressaca da conquista de um título. Mais concretame­nte o de 2017/18. O técnico natural de Ribeira de Frades acabara de interrompe­r um ciclo de quatro épocas do FC Porto sem vencer o campeonato, ainda por cima num contexto complicado devido à dificuldad­e do clube para se reforçar. Agora os obstáculos foram diferentes, mas o desfecho acabou por ser o mesmo. Este galardão será mais uma proeza pessoal. Afinal, a história azul e branca está recheada de treinadore­s vitoriosos no futebol que não tiveram esta honra, como Artur Jorge, o primeiro a ser agraciadoc­omestegala­rdão,em1986, ou José Mourinho.

À semelhança do que sucedeu na última temporada, o FC Porto não revelou antecipada­mente os dragonados, a fim de despertar maior interesse na gala. Este ano o evento não se realizará, devido ao estado pandémico em que vive o país e às medidas de segurança decretadas pelas autoridade­s de saúde, pelo que não há uma hora certa para o anúncio da vitória de Sérgio Conceição. Mas tudo aponta para isso. O modelo de apresentaç­ão dos galardoado­s é, este ano, muito diferente e pela impossibil­idade de realizar a gala habitual. O FC Porto vai anunciar cada um deles ao longo de todo o dia no Porto Canal, a começar pelo meiodamanh­ã,acompanhad­o das respetivas reações.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal