O Jogo

Vírus superado

Gil Vicente-Portimonen­se 1-0

- OLGA COSTA

O Gil Vicente venceu o Portimonen­se, depois de duas semanas a contas com a covid. Ganhou também no gesto. O nome de Dito estava nas camisolas de todos is jogadores

Está feito! Se dúvidas houvesse quanto à forma como o Gil Vicente iria entrar no campeonato, elas ficaram dissipadas ontem. Venceu o Portimonen­se e superou as expectativ­as criadas sobre uma equipa que tinha voltado aos treinos apenas três dias antes, após vários casos positivos de covid-19 e depois de duas semanas de quarentena para uns e isolamento para outros.

O Gil Vicente superou o novo coronavíru­s, com 14 dos 15 infetados entre jogadores e elementos da estrutura do futebol profission­al recuperado­s nos últimos dias – existe ainda um jogador doente, mas o clube não revelou a sua identidade –, e conseguiu, ainda, impor-se com qualidade perante um Portimonen­se que demorou a entrar em campo e, quando entrou, poucos trabalhos deu a Denis. Destacase apenas dois bons remates. Um de Dener, aos 75’, de fora da área. O guarda-redes do Gil Vicente ainda levantou voo, mas a bola saiu ao lado. O outro foi no último lance do encontro. Fabrício falhou por milímetros o alvo.

Do outro lado, estava um Gil Vicente que fazia o primeiro jogo oficial da época, depois de ver a partida em Alvalade adiada para meados de outubro por causa, precisamen­te, do surto de covid-19. Mas a equipa de Rui Almeida, também para ele um dia especial, ou não fosse a sua estreia como treinador principal na I Liga, rapidament­e mostrou que queria os três pontos. Samuel Lino, um dos poucos no onze inicial a terem transitado da época passada, destacou-se pela qualidade. Fez parelha com o francês Leautey e ambos fizeram do ataque do Gil um verdadeiro quebra-cabeças para o guardarede­s Samuel. Pelo meio, o Portimonen­se ainda viu o árbitro, e validado pelo VAR, marcar penálti. Lucas Possignolo cobrou, mas Denis defendeu. A parelha do Gil Vicente entrou afinada após o intervalo e Samuel Lino finalizou indefensáv­el após uma excelente construção deLeauteyp­e lo corredor central. Foi bonita a homenagem a Dito.

 ??  ?? Júlio César vigiado de muito perto por João Afonso
Júlio César vigiado de muito perto por João Afonso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal