O Jogo

CITY PAGA MAIS DE METADE DE OTAMENDI

Cláusula de rescisão de 30 M€

- VÍTOR RODRIGUES

Ingleses suportam dois terços do ordenado nos dois primeiros anos na Luz

À terceira temporada, o Programa Regressar atenua valor bruto (4 M€) que o Benfica teria de saldar. Programa Regressar, aplicado a Pepe no FC Porto, permite taxa de isenção maior em impostos

Quando ainda tinha mais dois anos de contrato com o Manchester City, Nicolás Otamendi firmou contrato por três temporadas com o Benfica a troco de 15 milhões de euros, mas o pagamento dos salários do internacio­nal argentino será muito atenuado para lado dos encarnados, uma vez que o emblema inglês vai suportar parte muito substantiv­a do mesmo. O central – cuja cláusula de rescisão é de 30 milhões de euros – aufere seis milhões de euros líquidos/ ano nas duas primeiras épocas (o que ganhava no City), dos quais quatro serão pagos pelos citizens e os restantes dois pela SAD da Luz. Ao terceiro ano, integralme­nte saldado pelos lisboetas, o encargo bruto será, contudo, menor, atendendo à novas leis de IRS para residentes que retornam a solo português.

No acima referido terceiro ano de compromiss­o entre as partes, a Benfica SAD compromete-se a pagar um valor bruto estimado em cerca de quatro milhões de euros (dos quais dois milhões de euros são, na prática, livres de impostos), mas esta cifra desce para os três milhões, isto ao abrigo do Programa Regressar. Esta nova legislação que entrouem vigor como Orçamento de Estado aprovado em 2019 permite aplicar uma isenção passível de chegar até aos 50% no IRS a residentes que tenham deixado Portugal até 2015/16 e regressem até 2019/20 – foi o que sucedeu no caso do internacio­nal português Pepe, aquando do seu retorno ao FC Porto depois de deixar o Besiktas, numa operação que foi efetivada em janeiro do ano passado.

Deres toeàluzd essa mesma mesma lei, Nicolás Otamendi vai mesmo configurar um encargo ao nível dos vencimento­s menor do que o próprio Rúben Dias implicava para os cofres da Luz. É que o defensor, que despontou em Portugal em defesa das cores do FC Porto antes de partir à aventura em ligas europeias de primeira-importânci­a ,é casado e tem filhos, ao contrário do jovem português, queé solteiro, um cenário que aumenta a taxa isenção a ser aplicada.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal