O Jogo

“Políticos? Críticas não fazem sentido”

DIFERENÇAS Pinto da Costa explica porque não vê um autarca como um político e traça a linha que separa o apoio de António Costa a Luís Filipe Vieira

-

O presidente portista não ficou surpreendi­do com o apoio do primeiro-ministro ao homólogo do rival, mas admirou-se com a ausência de outros. “Se calhar no Banco de Portugal não é permitido”, ironizou

A propósito da polémica criada com a presença de António Costa na Comissão de Honra da candidatur­a de Luís Filipe Vieira, algumas personalid­ades e outros comentador­es apontaram ao FC Porto e à sua presidênci­a como também estando ligado aos políticos. Uma tese que Pinto da Costa desmente. E explica porquê. “Políticos? Essas críticas ao FC Porto não fazem sentido. Para mim a definição de político é aquele que começa nas Jotas e depois é carreirist­a, deputado, secretário de estado, político de governo... Na minha opinião, um autarca não é político, porque só tem que se preocupar com a sua cidade e a sua gente. Temos uma prova no Porto, onde o Rui Moreira nem tem partido. Se nunca teve, se só mostrou interesse em servir a cidade, para mim não é um político. Como eu dedico a minha vida ao FC Porto, ele dedica à cidade. E está num órgão consultivo, que não interfere em nada, em nenhum negócio. Agora, se for um ministro ou um ministro das finanças ligado a um clube que tem milhões de dividas, isso é reprovável”, esclarece.

Aliás, a ausência de Mário Centeno da dita Comissão surpreende mais do que a presença de António Costa. “Não me surpreende­u. Ele sempre o apoiou. Admira-me é que já não estejam lá alguns, se calhar no Banco de Portugal não é permitido. O Governo está sempre a meter tantos milhões no banco que, se calhar, como o presidente do Benfica deve tantos milhões à banca, não tem significad­o”, ironizou.

Ainda sobre a matéria, o líder portista falou sobre as relações com a Câmara. “Temos as normais, que qualquer clube tem com qualquer presidente da câmara que seja normal. Já tivemos um anormal com o qual não tivemos qualquer relação. Qualquer câmara e um clube presididos por gente normal, tem relações normais. Quando qualquer clube de Lisboa ganha, é recebido na câmara e muito bem, Braga também e muito bem, quando o FC Porto, agora com Rui Moreira e antes com Fernando Gomes, ganha eé recebido na câmara, isso é normal”, apontou, recordando uma história que já contara sobre a incredulid­ade de Joan Laporta, quando era presidente do Barcelona e soube que o FC Porto não era recebido por Rui Rio.

“Apoio de Costa a Vieira não me surpreende­u. Admira-me é que não estejam lá outros...”

Pinto da Costa

Presidente do FC Porto

 ??  ?? Rui Moreira lidera o Conselho Superior do FC Porto desde as eleições de junho
Rui Moreira lidera o Conselho Superior do FC Porto desde as eleições de junho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal