O Jogo

Vieira quer mais Jesus

Presidente das águias confia que o treinador ficará além dos dois anos de ligação

- FREDERICO BÁRTOLO

“JÁ NÃO CORRE ATRÁS DO DINHEIRO COMO ANTES”

// Eleições antecipada­s para o dia 28 // Darwin na equipa da semana da Liga Europa

Deixar de lado Cavani e começar a falar de Darwin e Waldschmid­t é o mote para o líder encarnado, que até diz que a vinda de Everton só aconteceu graças à pandemia e à estabilida­de financeira

Umve rã ode investimen­to forte. Foram 98,5 milhões de euros que o Benfica disponibil­izou para atacar a época 2020/21, atenuados depois pela venda de Rúben Dias ao Manchester City, o bolo maior dos 76 milhões que encaixou em saídas. Luís Filipe Vieira, em entrevista à Antena 1, preferiu, sim, focar-se na vertente desportiva e está satisfeito com as contrataçõ­es. “Reforços? Fizemos um bom trabalho de scouting. Desta vez acertámos em quase todos. Tudo sempre foi feito de acordo com Jorge Jesus. Na listagem dele estavam já nomes referencia­dos por nós. Não temos interesse em vender o Waldschmid­t e o objetivo é que a equipa funcione: estamos a 50%, mas vamos crescer ”, explica, passando a destacaro alemão e Darwin quando lhe perguntam pela contrataçã­o falhada, que acabou no Manchester United: “Está na altura de parar de falar do Cavani. Estamos muito bem servidos com o que temos na frente. Estes dois novos jogadores são jovens e vão ser conhecidos. O Pedrinho também. Achamos que investimos bem na equipa.”

A sustentabi­lidade financeira foi um dos vetores frisados pelo presidente encarnado, candidato a novo mandato, e a pandemia até ajudou a assegurar um ativo. “Conseguimo­s fazer negócios que não faríamos noutra altura. Se não fosse a pandemia, não tínhamos o Everton [adquirido por 20 M €]. A nossa prioridade foi pagar tudo aos atletas durante o confinamen­to, sabíamos que íamos aumentar a dívida, mas o nome do Benfica perante funcionári­os e fornecedor­es está primeiro”, lembra, passando a referir que “faltou uma contrataçã­o”. “Não vale a pena dizer seéo Lucas Veríssimo [central do Santos ]. OGersoneo Bruno Henrique[ médio e avançado do Flamengo ]? Até 31 de dezembro, o nosso plantel está fechado. Sabemos o que fazer e com os alvos certos a contratar.” A formação, que era bandeira do clube nos últimos anos, é agora estratégia financeira: “O Benfica valoriza jogadores e podemos dizer que o João Félix foi o melhorativ­o porque foi o mais rentável. Mas também há o Renato Sanches. O futeb olé negócio.Éimport ante termos resultado desportivo e financeiro. Investimos numa equipa que nos dá chances de sonhar mais alto. Há ativos que vão valorizar-se substancia­lmente. Agora, criticam o investimen­to e a saída de jogadores da academia, mas antes criticaram a aposta nos miúdos... Estão dez jogadores com hipóteses de estar na equipa A e não esquecemos os cedidos como Nuno Santos, Jota, Florentino ou Gedson.”

Luís Filipe Vieira termina com o pós-Champions: “Foi uma desilusão, mas queremos lutar pela Taça, campeonato e Liga Europa.”

“Investimos numa equipa que nos dá chances de sonhar mais alto. Agora, criticam a saída de jogadores da academia, antes criticaram a aposta neles”

Luís Filipe Vieira Presidente do Benfica

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal