O Jogo

GALENO A DOBRAR

BRAGA Brasileiro leva três golos e três assistênci­as desde que Carvalhal lhe entregou a titularida­de. E anteontem estreou-se a marcar de cabeça

- TOMAZ ANDRADE

Treinador do Braga elegeu Galeno como um jogador ideal para o sistema que adotou. A condição física do brasileiro foi trabalhada para poder aguentar um jogo com rendimento constante e elevado

Galeno está a transforma­r-se num caso sério no Braga de Carlos Carvalhal. O extremo brasileiro é um projeto pessoal do treinador e, decorridos cinco jogos, não há outro jogador que esteja a ter uma influência tão grande nos números da equipa. Galeno leva três golos e outras tantas assistênci­as, sendo o melhor marcador dos arsenalist­as nesta temporada.

Mal chegou ao Braga, Carvalhal identifico­u Galeno como um jogador nuclear para o sistema que queria colocar em prática. Protegido por Sequeira, que é uma espécie de terceiro central, mas que encosta à esquerda, o extremo faz todo o flanco canhoto, o que permite a Ricardo Horta deambular por zonas mais interiores e posicionar-se perto de Paulinho e em zonas de finalizaçã­o. Ora, para adaptar Galeno a estas funções, a equipa técnica bracarense começou por fazer um trabalho físico específico com ele durante a pré-época, assente no reforço muscular, com idas ao ginásio e exercícios adaptados no relvado. A correção do posicionam­ento defensivo tem sido outra das vertentes trabalhada­s por Carlos Carvalhal, tal como a concentraç­ão do jogador, dado que, como o próprio treinador já admitiu, Galeno desligase por vezes do jogo, algo incompatív­el com a forma como a equipa pressiona os adversário­s quando não tem bola.

Suplente utilizado nos dois primeiros jogos, o camisola 90 ganhou o lugar no onze em Tondela e ficou umbilicalm­ente ligado às três vitórias consecutiv­as alcançadas pelo Braga. Após dois golos e uma assistênci­a frente aos beirões (0-4), Galeno ofereceu um golo a Iuri Medeiros no jogo com o Nacional (2-1) e, anteontem, na Liga Europa, marcou o primeiro e fez a assistênci­a para o segundo perante o AEK (3-0). Ou seja, com o brasileiro em campo o Braga apenas contabiliz­a triunfos esta temporada, havendo ainda outro dado significat­ivo. É que na partida com os gregos o brasileiro estreou-se a marcar de cabeça, algo que nunca fizera na carreira nas passagens pelo FC Porto, equipa B dos portistas, Portimonen­se, Rio Ave e, na época passada, já ao serviço do Braga.

O JOGADOR A QUE CARVALHAL MAIS VEZES CHAMA A ATENÇÃO É GALENO. NÍVEL DE CONCENTRAÇ­ÃO DO EXTREMO PREOCUPA

 ??  ?? Galeno tem sido alvo de um trabalho especial por parte de Carlos Carvalhal
Galeno tem sido alvo de um trabalho especial por parte de Carlos Carvalhal
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal